Economia Titulo Descontos
Comércio antecipa as ofertas da Black Friday

Consumidor já pode notar descontos em todos os centros de compras do Grande ABC

Flavia Kurotori
Especial para o Diário
22/11/2017 | 08:34
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


A Black Friday é só na sexta-feira, porém os lojistas dos centros de compras da região já estão adiantando as ofertas. Para se ter uma ideia, cerca de 20% das lojas do shopping Praça da Moça, em Diadema, já estão com promoções. “As vendas independem do timing do lojista. O que o cliente busca mesmo são bons produtos com descontos relevantes”, afirma Danilo Senturelle, gerente de marketing do local.

Senturelle destaca que mesmo com a extensão do período das liquidações, a sexta-feira ainda é o “grande dia”, chegando a registrar aumento de 15% no fluxo de pessoas em relação a um dia comum. “Antes, o pessoa via a data como a ‘Black Fraude’, mas nos últimos anos o comércio tem lidado com mais seriedade e a campanha ganhou força”, diz.

No são-bernardense Golden Square, os comerciantes também estão adiantando os descontos. Thiago Braga, gerente de marketing do shopping, avalia que a ação beneficia o cliente que não conseguirá aproveitar as ofertas na sexta-feira. Neste caso, a expectativa é de aumento de 10% no fluxo de pessoas em relação a um dia normal.

O morador das sete cidades também já pode aproveitar as ações oferecidas por outras redes, como Casas Bahia, Ponto Frio, Magazine Luiza, Drogaria São Paulo e até mesmo no banco Santander, que está oferecendo descontos em produtos e serviços, como juros menores para linhas de crédito pessoal ou aumento na rentabilidade de investimentos.

Conforme publicado pelo Diário, o Grande ABC deve gastar R$ 44 milhões na Black Friday deste ano, quantia 8,6% superior a 2016, quando a previsão era de R$ 40,5 milhões.

Senturelle destaca que a Black Friday é muito vantajosa para o comércio, embora dilua as vendas do Natal. “São datas muito próximas. Parte da clientela compra um pouco agora e um pouco em dezembro, mas isso não quer dizer que irá atrapalhar o faturamento dos lojistas”, pondera.

Ao mesmo tempo, Valter Moura, presidente da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), avalia que “o consumidor costuma antecipar as compras de Natal porque seu orçamento já está definido nesta época. Portanto, é uma oportunidade para aproveitar a compra e conseguir preços melhores. E, se conseguir um bom negócio terá ainda mais chance para comprar mais no Natal”.

Em contrapartida, para Evenson Robles Dotto, presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), o pequeno comerciante não se empolga com a Black Friday, pois prejudica as vendas natalinas. Sobre isso, Moura diz que esta parcela do comércio não deve perder a oportunidade de atrair clientes.

Com o objetivo de atender à demanda da ocasião, os shoppings Praça da Moça, Golden Square e Grand Plaza, em Santo André, irão operar em horário estendido, até às 23h.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;