Economia Titulo Contrate 1 Desempregado
Campanha do IBPT projeta diminuir o desemprego
Vagner Aquino
Do Diário do Grande ABC
20/11/2017 | 07:36
Compartilhar notícia


Com ideia de incentivar a contratação de mão de obra e diminuir o número de desempregados no Brasil – que já passa dos 13 milhões de pessoas em todo o País – o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) lançou o site Contrate 1 Desempregado. A ação é social, gratuita, voluntária, apartidária e sem fins lucrativos.

Hoje, as 21 milhões de empresas que participam do programa já receberam 57.885 encaminhamentos de entrevistas e, de acordo com a organização, 9.476 pessoas conseguiram a tão sonhada vaga (16,4% do total). Destas, 183 oportunidades foram geradas no Grande ABC, porém, o número de empresas participantes não foi divulgado.

Na região, a maioria das contratações (39,1%) foi feita por empresas ligadas ao comércio, seguido pela indústria (27,5%) e serviços (17,6%). “Nossas ações visam sensibilizar a sociedade em relação ao desemprego. Neste sentido, buscamos empresas parceiras e solidárias que disponibilizem oportunidades de recolocação profissional no mercado de trabalho”, afirma um dos idealizadores do projeto Gilberto Luiz do Amaral, presidente do conselho superior e coordenador de estudos do IBPT.

Ainda de acordo com os idealizadores da campanha, cerca de 750 mil empresas têm condições de contratar, pelo menos, dez pessoas cada uma. Porém, para que isso aconteça, é realizada espécie de filtro. O programa leva em consideração tanto a capacidade quanto a necessidade do empregado. Para se cadastrar é necessário que o candidato detalhe porque está batalhando pela vaga. Trata-se de um diferencial para pleitear a desejada função, que levará em conta não somente a capacidade laboral, mas também a urgência em se ter fonte de renda.

FAÇA VOCÊ MESMO
Quem está em busca de emprego deve acessar o site (www.c1d.com.br), fazer cadastro por meio do preenchimento detalhado dos formulários específicos, narrar sua história, bem como o momento atual de sua vida relativo à situação de desemprego.

Já as empresas parceiras e apoiadoras da iniciativa cadastram suas vagas de acordo com os requisitos para a função e exigências de perfil de cada cargo. O sistema do Empresômetro Inteligência de Mercado fará, por meio de comitê de especialistas em contratação de pessoal, a mineração de dados a fim de encaminhar o candidato aos processos seletivos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;