De olho no transito Titulo
Copenhague

A 15ª Conferência do Clima das Nações Unidas acontece durante esta semana em Copenhague, capital da Dinamarca

Por Cristina Baddini
18/12/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


A 15ª Conferência do Clima das Nações Unidas acontece durante esta semana em Copenhague, capital da Dinamarca, com representantes governamentais de 192 países, sendo 100 chefes de Estado, acompanhados de ONGs e jornalistas para discutir como parar com o aquecimento global. No total, 8.000 pessoas participaram da reunião do clima. A ideia é conseguir a máxima reversão das mudanças climáticas com o menor custo.

Questões politicamente incompatíveis
A capacidade poluente dos automóveis é a maior causadora do aquecimento global dentre quaisquer outras atividades desenvolvidas pelo homem. Sabe-se que 50% do total de gases poluentes ou tóxicos expelidos na atmosfera são provenientes da combustão dos motores dos carros. Nas grandes cidades, com enorme quantidade de veículos, existem ainda os constantes congestionamentos e aí, os veículos respondem por quase 90% do total de gases tóxicos lançados na atmosfera, provocando assim um grande risco para a vida humana, animal e ao meio ambiente. No entanto, a indústria automobilística continua se expandindo e a economia dela necessita. Como descascar este abacaxi?

Problemas
Para que haja integração entre trânsito e meio ambiente é muito importante diagnosticar os problemas causados pelo comportamento inadequado do homem, principalmente no ambiente urbano, e apontar medidas práticas para a solução dos problemas diagnosticados:
Poluição: atmosférica, visual, sonora.
Erosão, resultante do mau planejamento de estradas.
Agressões contra o meio ambiente, resultantes de acidentes com o transporte de produtos tóxicos poluentes.
Incêndios devastadores, causados pelo uso inadequado de lugares como o descanso às beiras das rodovias, ou pelo cigarro jogado pela janela do veículo.
Poluição do habitat natural (rios e matas) pelos detritos jogados pelos motoristas nas rodovias.
Enchentes em vias urbanas; provocadas pelo acúmulo de lixo deixado pelos usuários (motoristas e pedestres) em bueiros ou próximo aos rios e lagos.
Acidentes e mortes, provocadas por excesso de velocidade e o flagrante desrespeito às leis de trânsito e à sinalização.
Muitos tipos de agressão ambiental causadas pelos usuários das vias públicas rurais ou urbanas resultantes do trânsito existente no local comportando-se de forma irresponsável.

Nações ricas estão fracassando
As emissões de poluentes continuam a crescer. Os países do G-8 (ricos) apresentam um quadro misto. EUA, Canadá e Rússia têm emissões crescentes; Japão e Itália estão estáveis, enquanto Alemanha e Reino Unido estão reduzindo emissões. Para que a mudança climática seja mantida em um nível seguro, os países ricos devem reduzir os níveis de emissão em 95% até meados deste século, e o aumento das emissões dos países em desenvolvimento precisa estancar em 2020. Há pouca disposição dos políticos americanos em aprovar projetos de conservação ambiental. Limpar e frear o aquecimento do planeta custa muito dinheiro.
Além disso, há que se considerar o constante aumento da população mundial que requer dia a dia mais produção de alimentos, maior oferta de serviços e produtos e tudo isso acaba incrementando o aquecimento ambiental. Faça a sua parte, lute para preservar a vida com qualidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;