Esportes Titulo Expectativa
Grande ABC quer promover ‘melhor Abertos da história’

Secretário exalta união entre as cidades para disponibilizar estrutura qualificada aos competidores

Derek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
15/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Os Jogos Abertos do Interior alcançam a edição de número 81 no Grande ABC. Apesar de já ser um evento aguardado, não só por conta da disputa em si, mas pela tradição, ainda é possível proporcionar inovações. E é exatamente o que a união entre Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires pretende. “Concentramos nossos esforços para promover a melhor edição dos Jogos Abertos da história, difundindo o espírito esportivo”, declarou o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal da região, Fabio Palacio.
Serão 190 cidades participantes, aproximadamente 15 mil pessoas envolvidas (sendo cerca de 12 mil atletas) entre hoje e o dia 26, quando será conhecido o campeão geral dos Jogos. São Bernardo, sede única em 2016, defende o título. Nesta temporada, porém, vai compartilhar a organização com as vizinhas do Grande ABC , aumentando e qualificando as estruturas disponíveis aos atletas.

“Buscamos os melhores ginásios, melhores piscinas e canchas, tudo aquilo que temos de melhor em termos de instalações esportivas para assegurar a qualidade das disputas”, disse Palacio.

A divisão de sede entre uma região é inédita na história dos Abertos, que já chegaram, inclusive, a ser disputados em Uberlândia (Minas Gerais), na segunda edição, em 1937 – a cidade mineira foi campeã dos primeiros Jogos, quando o regulamento ainda permitia participação de outros Estados. Para minimizar custos, parceria do Consórcio com a secretaria estadual de Esporte, Lazer e Juventude viabilizou a edição de 2017, que originalmente estava prevista para ser disputada em Bauru.

“Como vantagem financeira, este novo modelo possibilitou a redução de custos para os municípios. Além disso, beneficia os atletas que participarão das competições nas melhores praças esportivas do Grande ABC. Uma região extremamente desenvolvida na área esportiva”, afirmou Palacio.

Ontem, a sede do Consórcio (Avenida Ramiro Colleoni, 5, Centro, Santo André) ganhou estrutura para servir de sede do comitê organizador dos Jogos Abertos, sendo a principal casa do evento até o último dia de disputas, abrigando chefia e secretaria da competição, departamento de finanças, supervisores e representantes da secretaria estadual de Esportes e as comissões técnica e de controle e documentação. Entre hoje e até amanhã deverão ser entregues no local as relações nominais dos atletas, e ocorrerá a retirada das credenciais.

TECNOLOGIA
Outra novidade dos Abertos no Grande ABC será no campo tecnológico, com transmissão de competições ao vivo no Facebook, site (www.jogosgrandeabc.com.br) e aplicativo (Jogos Grande ABC, nas plataformas Android e iOS) com resultados e notícias em tempo real, além de informações sobre locais de disputa e as cinco cidades-sede.

Prefeitos celebram sede compartilhada

Os prefeitos das cinco cidades do Grande ABC que receberão conjuntamente a 81ª edição dos Jogos Abertos do Interior celebraram a união da região em prol do esporte. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires sediarão as competições, com apoio de Rio Grande da Serra, por meio do Consórcio Intermunicipal.

“Esta edição será marcada por um novo modelo de compartilhamento da organização e acolhimento para as competições, promovido por meio da união de forças entre os municípios do Grande ABC. Uma conquista que pulveriza entre as cinco cidades-sede o privilégio de receber este que é o maior evento poliesportivo do Estado. Este novo modelo visa explorar os melhores equipamentos esportivos das cidades-sede, oferecendo aos atletas estrutura de excelência em todas as modalidades, além de mostrar o respeito ao dinheiro público das gestões envolvidas”, destacou o prefeito são-bernardense, Orlando Morando (PSDB).

“Encontramos um modelo inovador para receber os Jogos Abertos ao incluir cinco cidades na organização. É uma forma de otimizarmos os gastos e valorizar nossa região como um todo. Nossa cidade está à disposição do Esporte, toda nossa estrutura está à disposição das delegações e dos atletas”, posicionou-se o chefe do Paço mauaense, Atila Jacomussi (PSB).

Os chefes dos poderes Executivos municipais enfatizaram que os 15 mil participantes do evento – que vai de hoje até o dia 26 – são bem-vindos no Grande ABC. “Nos preparamos da melhor forma para receber o grande número de esportistas que passarão pela região, seja nos alojamentos ou nos nossos equipamentos esportivos. Torcemos para grandes disputas, leais e repletas de emoção. Momentos que fiquem marcados para os que realizam o espetáculo, mas também para o público que poderá ver de perto embates históricos”, afirmou o prefeito andreense Paulo Serra (PSDB).

“Desfrutem do que de melhor o esporte pode oferecer, que é a integração e troca de vivências. Tenho certeza que o Grande ABC está de braços abertos para acolhê-los (participantes) e que toda a experiência por aqui seja um marco positivo na vida de cada um”, aconselhou o são-caetanense José Auricchio Júnior (PSDB). “Vamos juntos celebrar o Esporte, a tradição e o futuro desta belíssima competição”, finalizou o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Kiko Teixeira (PSB). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;