Palavra do Leitor Titulo Artigo
Escada e bicicleta promovem a saúde
Do Diário do Grande ABC
01/11/2017 | 13:05
Compartilhar notícia


Artigo

De acordo com o WHO (World Health Organization), a atividade física é definida como ‘qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia’. Isso quer dizer que ser ‘ativo’ inclui movimentar o corpo através de nossos músculos, gerando, assim, gasto de energia – as famosas calorias. A atividade física ajuda ganhar músculos e perder gordura, diminui o apetite, melhora o humor, reduz o estresse e a ansiedade, aumenta o nível de disposição e energia, fortalece a imunidade, torna as articulações mais flexíveis e melhora a qualidade de vida em geral.

Já a falta de atividade física é o quarto maior fator de risco de mortalidade global (6% das mortes em todo o mundo) e é estimado como sendo a causa principal de aproximadamente 21% a 25% dos cânceres de cólon e da mama, de 27% de diabetes e cerca de 30% das doenças cardíacas. Ou seja, a atividade física é chave para viver a vida com qualidade, prevenir doenças e se sentir bem com a própria aparência! Seguem algumas dicas práticas para incluir a atividade física na sua rotina, sem ser somente na academia!

– Escada: na sua rotina, troque o elevador e a escada rolante pela escada. Depois, para se desafiar, tente subir de dois em dois degraus. Subir escadas gasta, em média, para pessoa de 70 quilos e 1,68 metro a 1,75 metro de altura, 360 Kcal/h. Significa 36 Kcal por minuto!
– Faxina: limpar a casa é atividade física ótima. Esfregar o chão, varrer, secar, limpar o box, subir na escada, descer, tirar o pó, passar roupa, arrumar a cama, pintar paredes, passar aspirador etc.
– Ônibus: desça do ônibus ou Metrô dois pontos ou duas estações antes e vá caminhando até o seu destino. O ideal é não precisar caminhar durante 40 minutos seguidos de manhã. Caminhe 20 minutos de manhã, 20 minutos à noite, ou 15 de manhã, 15 na hora do almoço e 15 à noite. Dessa forma fica praticamente impossível arranjar desculpa!
– Bicicleta: se possível, vá de bicicleta para os seus destinos, como, por exemplo, trabalho, casa da mãe, casa da sogra, padaria etc. O ideal é traçar essa rotina pelo menos uma vez por semana. Mas fique atento aos equipamentos de segurança.
– Enquanto estiver vendo novela: você pode fazer exercícios simples, como abdominais, flexões, levantamento de pesos com objetos da casa (livros, potes de mantimentos, equipamentos diversos). No fim dos exercícios se alongue. Alongar o corpo é maravilhoso. Aprenda sequências simples de alongamento. Aproveite para envolver a família e faça 15 minutos de alongamento de noite, em casa, enquanto estiverem todos reunidos em frente à TV.

Sharon Feder é psicóloga e especialista em saúde e bem-estar.

Palavra do leitor

Sem zeladoria
Sou morador da Rua Maria Ortiz, bairro Campestre, em Santo André, e tenho diversos protocolos na Prefeitura sobre questões de zeladoria. Os problemas vão desde asfalto com buracos e todo remendado (essa via está com o asfalto completamente irregular) até falta de sinalização (sem faixas de divisão da via, faixa de pedestres etc) e problemas na iluminação pública (luminárias sujas que não deixam a luz passar). Todos os protocolos não foram atendidos e estão com a ouvidoria do município. Mas o caso mais grave é a situação que ficou o asfalto das ruas das Figueiras, Mariana e João Ribeiro após obras do Semasa. Quebrou toda a rua para fazer as galerias de águas pluviais e, ao fechar os buracos, somente remendou o asfalto, claramente de baixa qualidade. Além disso os próprios maquinários utilizados nas obras danificaram mais o asfalto e isso não foi reparado. Em resumo, são vias com asfalto irregular, esburacadas e sem a pintura das faixas. É descaso da Prefeitura de Santo André.
Leo Tadeu Novaes Mendes
Santo André

Populismo
Vamos aos fatos, pois assim, talvez, Caetano Veloso e sua trupe possam entender. Enquanto o PT – Luiz Marinho – governou São Bernardo, de 2009 a 2016, o terreno agora invadido estava lá por 32 anos. Guilherme Boulos em nenhum momento invadiu, que é crime, ou causou transtornos ao prefeito do PT, o que nos faz deduzir que esta invasão é política, para tumultuar as próximas eleições e sua promoção pessoal. Então, Caetano e trupe, deixem de participar de populismo barato. Se querem mesmo ajudar alguém, que ajudem o Rio de Janeiro, onde vocês residem, e lá ‘gente quer ser feliz, quer respirar...’ e necessita de muito apoio. Nos poupe!
Tânia Tavares
Capital

Até as igrejas!
Falta dinheiro para aposentadoria? A história não é bem essa. Existem milhares de devedores da Previdência usufruindo do dinheiro sonegado, assim como muitos roubos e desvios. Essa cifra soma bilhões de reais. A lista de empresas devedoras é grande e muitas são estatais. Nesse caso, somos lesados duas vezes. Uma porque sustentamos muitos parasitas e, outra, é que o dinheiro sonegado da Previdência é do próprio trabalhador. Eis uma das causas do propalado e mentiroso deficit previdenciário. Tem as igrejas também, isentas de impostos, que devem bilhões ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), incluindo as de Edir Macedo e R. R. Soares, riquíssimas à custa de milhares de pessoas mal esclarecidas, ludibriadas tentando comprar lugar no céu, onde todos têm acesso, sem pedágio. Pagar INSS corretamente e acabar com a farra das aposentadorias do serviço público, limitando ao teto da iniciativa privada, o tal deficit praticamente deixa de existir. O bicho não é tão feio como estão pintado para vender.
Mauri Fontes
Santo André

Raios!
‘Quarenta raios por dia atingem o Grande ABC’, Primeira Página deste Diário (ontem). Que falta de sorte a nossa! Por que esse fenômeno natural não se transfere para Brasília?
Elaide Pereira
Santo André

Recursos
Governo estuda liberar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)para pagar dívidas do Fies e do crédito consignado. Do jeito e na velocidade que vai, muito em breve não haverá recursos para pagar aos empregados quando forem demitidos. Menos mal do que deixar esses recursos, que já são remunerados negativamente (Taxa Referencial mais R$ 3 ao ano), à sanha de políticos e sindicalistas que têm o poder de decidir onde aplicar e a quem emprestar.
Claudio Juchem
Capital

Cabral fica!
Só estava faltando essa para os brasileiros se engasgarem de verdade! Conforme noticiado, o ministro Gilmar Mendes acabou suspendendo a transferência do ex-governador ladrão Sérgio Cabral para o presídio federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. É melhor ele ficar respirando o ar marítimo de Copacabana – junto da sua quadrilha – do que estar perto das serpentes, onças e jacarés do Pantanal.
Benone Augusto de Paiva
Capital 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;