Cultura & Lazer Titulo
Orquestra de São Bernardo toca neste domingo em Santo André
Por Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
11/09/2005 | 08:04
Compartilhar notícia


A Orquestra Filarmônica de São Bernardo faz concerto neste domingo, às 19h, no Teatro do Sesc Santo André, com regência do maestro João Maurício Galindo e entrada franca. O romantismo do século XIX está no programa com obras do francês Georges Bizet (1838-1875) e do alemão Johannes Brahms (1833-1897). Do primeiro, autor da célebre Carmen, serão executados os números Intermezzo, Minuetto e Farandole extraídos da suíte de A Arlesiana. Do compositor alemão, a Filarmônica inicia neste domingo com Sinfonia nº 2 uma série de quatro apresentações de obras do autor, que serão mostradas nos próximos concertos.

Os temas musicais compostos por Bizet para cenas de um melodrama teatral que estreou em 1872, em Paris, mas não caiu nas graças do público e da crítica - ao contrário da música -, foram adaptados pelo compositor em suítes para orquestra. Os números de A Arlesiana escolhidos para o programa de domingo alternam elementos dramáticos e frenéticos. Perfeccionista ao ponto de deixar partituras inacabadas, a carreira de Bizet ficou travada na indiferença de seus contemporâneos. Sua vivacidade, no entanto, permanece.

Em contraste, na música do compositor alemão comparecem conflitos íntimos e heroísmo, temas freqüentes na música romântica do período. Brahms levou mais de 20 anos para compor sua primeira sinfonia, que estreou em Viena em 1876. A segunda, atração de domingo da Filarmônica, foi composta mais rápido, em 1877. Clássica na forma, traz o lirismo que Brahms herdou de seus mestres: Schumann, Schubert e Beethoven.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;