Setecidades Titulo São Caetano
Operação remove carros abandonados das ruas

Desde janeiro, 24 veículos que ocupavam vias públicas foram encaminhados ao pátio municipal

Matheus Angioleto
Especial para o Diário
27/10/2017 | 07:04
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Sujos, com vidros quebrados e pneus murchos. Estas são as características de veículos abandonados em São Caetano e que passaram a ser recolhidos pela Prefeitura por meio da Operação Remove.

A operação atua a partir da reclamação feita por moradores. A Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) notifica o proprietário e dá prazo de 15 dias para a remoção do veículo. Se o período de abandono chegar a 30 dias, o automóvel é levado ao pátio municipal. O carro ou moto poderá ser liberado ao dono após apresentação de documentação regularizada e pagamento de taxas. A legislação municipal não prevê multa para abandono de veículos.

Desde o início do ano, a operação removeu 24 veículos, sendo que outros 150 foram retirados pelos proprietários após notificação. Somente neste mês, até o dia 25, a administração já retirou 12 automóveis das ruas. Levantamento da Prefeitura aponta que 15 carros ainda estão em situação de abandono em vias públicas.

A equipe do Diário acompanhou, na manhã de ontem, o trabalho da Semob no bairro Santa Maria, de onde foram removidos três veículos – com latarias pichadas, vidros quebrados e pneus furados. “Estamos recolhendo os veículos cujos proprietários já foram notificados, mas que permanecem no mesmo local. Os carros são transmissores de doenças como a dengue e leptospirose. O que pudermos fazer para remover e levar embora, vamos fazer”, afirma o agente de trânsito Mauro Lopes, 50 anos.

Há pouco mais de duas semanas, a página SOS Bairros do Diário relatou situações de abandono nos bairros São José e Fundação.

O supervisor técnico Irineu Gonzalez, 39, trabalha no bairro Santa Maria há oito anos, sendo que há três convive com veículos abandonados perto de oficina que fechou as portas. Ele entrou em contato com a Prefeitura para solicitar a retirada dos automóveis. “Os carros ocupavam vagas e havia mau cheiro e risco de dengue, já que, por não terem vidros, estavam acumulando água”, relata.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;