Setecidades Titulo Para evitar atropelamentos
Prefeitura pinta faixa de pedestre em 3D para evitar atropelamentos
Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
24/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


 Na tentativa de reduzir o número de atropelamentos e acidentes causados por excesso de velocidade, a Prefeitura de Santo André iniciou ontem, ainda em caráter de testes, a pintura de faixas de pedestres em três dimensões.

Iniciativa já adotada em outros países, como China e Índia, e até mesmo em território nacional, como é o caso da cidade Primavera do Leste, no Mato Grosso, a faixa 3D busca usar a ilusão de ótica como fator extra para que o motorista reduza a velocidade de seu veículo e permita a passagem de transeuntes pelo espaço.

Neste primeiro momento, somente uma faixa conta com essa a pintura, no cruzamento da Rua Delfim Moreira com a Avenida Portugal, em frente ao Paço de Santo André, no Centro.

Segundo a Prefeitura, no entanto, o projeto deve ser ampliado para todo o território andreense caso a medida apresente resultados positivos. “A pintura faz parte de um projeto piloto para avaliação e será replicado para outros pontos da cidade. O custo foi apenas o da pintura, pois (a administração) utilizou equipe própria do município”, destacou em nota o Executivo andreense, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana.

De acordo com dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), pedestres representam hoje um terço das vítimas fatais no trânsito em Santo André. De janeiro a setembro, dos 33 óbitos contabilizados no município, 12 foram de transeuntes atropelados.

Ao longo do mês passado, durante as comemorações da Semana da Mobilidade, realizada em conjunto entre os 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, a Prefeitura de Santo André já havia empenhado esforços em campanhas de conscientização realizadas em vias do municípios com foco na segurança do pedestre.

A medida vai de encontro à meta dada pela ONU (Organização das Nações Unidas) de que países reduzam o número de pessoas mortas em acidentes de trânsito pela metade em dez anos.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;