Setecidades Titulo Parque das Nações
Pais organizam abaixo-assinado para evitar transferência de alunos de creche

Prefeitura andreense realiza reorganização da rede para o próximo ano

Por Bia Moço
Especial para o Diário
19/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Pais de alunos da unidade de ensino Professora Esther Moura Barreto, no Parque das Nações, em Santo André, estão revoltados com mudança anunciada pela Prefeitura e elaboram abaixo-assinado. A administração pretende transferir, no próximo ano, cerca de 50 alunos do ciclo 2 da creche (com 3 anos) para a Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Professora Evangelina Jordão Luppi, no bairro Santa Terezinha. A reclamação é sobre o fato de hoje as crianças serem atendidas em período integral e, com a mudança, passarem a frequentar a escola por apenas meio período e, também, pela convivência com estudantes de faixa etária maior no novo colégio.
Segundo Felipe Pompeu, pai de aluno, pelo menos 50 crianças serão prejudicadas. “Nos reunimos com todos os pais que estão envolvidos nessa situação (na terça-feira à noite). Discutimos medidas que podem ser tomadas, e fizemos abaixo-assinado, para que essa determinação caia por terra.”
A indignação do pai é pelo “descaso” com que a situação foi tratada, já que a Prefeitura tomou a decisão sem aviso prévio e sem ouvir os familiares. “Estão tirando o direito de as crianças ficarem na creche por período integral. Cancelaram o segundo ciclo perto do fim do ano letivo, quando não dá mais tempo de fazermos nada. Todos os pais aqui trabalham e não têm onde deixar as crianças.”
De acordo com Pompeu, boa parte das crianças conseguiu estudar por meio de liminar na Justiça. “Pior que nem conseguimos vaga em outras creches, pois as filas são enormes. “Não ficamos satisfeitos. Nós não achamos que a estrutura (da Emeief) está apta para receber crianças tão pequenas.”
Secretaria de Educação do município esclareceu que a mudança foi determinada porque “a unidade (Professora Esther Moura Barreto) não atende adequadamente as necessidades das crianças da faixa etária de 3 anos matriculadas na instituição, e que necessitam de espaços mais amplos para seu desenvolvimento”. A Pasta garantiu ainda que “Todas as crianças vindas da creche Esther Moura Barreto continuarão estudando em período integral no ano que vem”.
De acordo com a Prefeitura, essa reorganização possibilitará a ampliação de vagas na unidade de ensino Professora Esther Moura Barreto para as turmas de berçário e 1º ciclo em 2018. “A atual administração herdou deficit de quase 6.000 vagas em creches para crianças de zero a 3 anos e realizou minucioso planejamento para combater este deficit, trabalhando no sentido de ampliar as vagas disponíveis”, disse em nota.
A Prefeitura informou ainda que pretende entregar, até 2020, dez creches que estavam programadas para a cidade, mas que tiveram as obras paradas por falta de pagamento dos repasses do município na gestão anterior. Com as novas unidades, a cidade receberá 3.500 vagas em creche para “reduzir drasticamente a fila de espera”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;