Economia Titulo
Lentidão no site da Receita atrapalha IR
Por Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
Com AE
04/03/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


No primeiro dia para baixar o programa da declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) de 2008, o contribuinte enfrentou ontem lentidão no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).

Segundo o consultor tributário do IOB, Valdir Amorim, pela manhã o programa demorava até duas horas e meia para ser baixado. Já no início da tarde o tempo estimado caiu para 15 minutos. “Como todo ano, a página ficou carregada.”

Amorim explicou que a demora também pode ser justificada pela baixa capacidade do computador do contribuinte. Por isso, ele recomenda que as pessoas entrem no site da Receita e escolham o programa mais compatível com sua máquina. “Além disso, deve-se evitar deixar para declarar na última hora, que é quando o site fica novamente congestionado e lento. Passadas as 20 horas do dia 30 de abril – último dia para emitir a declaração – o contribuinte pagará uma multa de, no mínimo, R$ 165,74.”

De acordo com a Receita, apesar da lentidão, o congestionamento no site foi um bom sinal, uma vez que as pessoas estão buscando declarar o IR o quanto antes. “É normal que no primeiro dia haja alguma lentidão para baixar o programa”, disse o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir. Para este ano, a expectativa é de que 24,5 milhões de pessoas enviem o documento, contra 23,27 milhões em 2007.

NOVA REGRA

Dentre as principais novidades deste ano está a obrigatoriedade de informar o número do recibo da declaração entregue no ano passado, que, ao contrário do programa, ainda não provocou dificuldades aos declarantes.

O supervisor do IR informou que o programa que permitirá ao contribuinte recuperar o número do recibo de entrega de 2007 (exigido na declaração deste ano) não estará disponível antes da próxima sexta-feira. “Estamos finalizando os testes.” Inicialmente, a idéia do governo era exigir que o contribuinte que tivesse perdido o número do recibo fosse pessoalmente a uma unidade da Receita para obtê-lo.

O Ministério Público cobrou mudanças na regra e agora será possível recuperar o número via internet. Por segurança, o contribuinte terá de responder a algumas perguntas pessoais. Adir afirmou que as questões ainda estão sendo elaboradas e evitou antecipá-las.

O secretário da Receita, Jorge Rachid, ressaltou que 70% dos contribuintes já informaram, em 2007, o número do recibo da declaração anterior, e explicou que com esse número, a possibilidade de cair na malha fina é menor. A medida vai facilitar e simplificar o processo de integração da Receita com o contribuinte. “Não vamos abrir mão. O número do recibo é obrigatório”, enfatizou Rachid.

Serviço – Toda segunda-feira, neste caderno, perguntas sobre Imposto de Renda feitas pelos leitores serão respondidos pela empresa de consultoria IOB. As questões devem ser enviadas para o e-mail economia@dgabc.com.br com o assunto “Dúvida IR”.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;