Na Vila Eldízia, 14 vegetais estão tomados por parasita conhecido como erva de passarinho
O surgimento de manchas verdes nos troncos das árvores preocupa moradores e trabalhadores da Rua Javaés, na Vila Eldízia, em Santo André. O receio é o de que haja acidentes devido à queda dos vegetais.
O problema se deve à existência de parasita conhecido como erva de passarinho, transmitido de uma árvore para outra por meio de excremento de pássaros.
O corretor de imóveis Paulo Caetano de Andrade, 67 anos, trabalha em frente a uma das 14 árvores prejudicadas da via pública. Para ele, a intervenção é tem de ser urgente. “Já falamos com o pessoal da Prefeitura para tirar, mas eles falam que depois vão ver. Se prestar atenção, está cheio da erva em todas as árvores. Faz oito meses que trabalho aqui e sei que isso é antigo”, diz.
Quem também notou as manchas na estrutura da árvore na calçada da residência foi o garçom aposentado Luiz Carlos Silva, 67. “Faz tempo que essa erva apareceu e a árvore está enfraquecendo. Além disso, quando os troncos e galhos encostam nos fios, acaba a luz. Isso ocorre principalmente quando chove”, relata.
O problema citado por Silva é comum ao projetista João Soares, 58, que constantemente sofre com as quedas de energia. “Tem chovido bastante e notamos a árvore balançando com a ventania. Do jeito que os fios estão esticados, logo vão estourar. Toda vez que chove acaba a luz”, pondera.
Em nota, a AES Eletropaulo afirmou que podas em árvores estão programadas na região até o fim deste mês. “Esclarecemos que parte das interrupções foi ocasionada por queda de galhos de árvores na rede elétrica”, diz.
Por sua vez, a Prefeitura afirmou que o DMAV (Departamento de Manutenção de Áreas Verdes) possui programação de poda de árvores em vias públicas que contempla, inclusive, a retirada de erva de passarinho. “Um agrônomo do DMAV estará no local citado para verificar a incidência desta praga e tomar as medidas necessárias a respeito”, completa a administração.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.