Setecidades Titulo Em Santo André
População cobra retirada de erva daninha de árvores

Na Vila Eldízia, 14 vegetais estão tomados por parasita conhecido como erva de passarinho

Por Matheus Angioleto
Especial para o Diário
11/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 O surgimento de manchas verdes nos troncos das árvores preocupa moradores e trabalhadores da Rua Javaés, na Vila Eldízia, em Santo André. O receio é o de que haja acidentes devido à queda dos vegetais.
O problema se deve à existência de parasita conhecido como erva de passarinho, transmitido de uma árvore para outra por meio de excremento de pássaros.
O corretor de imóveis Paulo Caetano de Andrade, 67 anos, trabalha em frente a uma das 14 árvores prejudicadas da via pública. Para ele, a intervenção é tem de ser urgente. “Já falamos com o pessoal da Prefeitura para tirar, mas eles falam que depois vão ver. Se prestar atenção, está cheio da erva em todas as árvores. Faz oito meses que trabalho aqui e sei que isso é antigo”, diz.
Quem também notou as manchas na estrutura da árvore na calçada da residência foi o garçom aposentado Luiz Carlos Silva, 67. “Faz tempo que essa erva apareceu e a árvore está enfraquecendo. Além disso, quando os troncos e galhos encostam nos fios, acaba a luz. Isso ocorre principalmente quando chove”, relata.
O problema citado por Silva é comum ao projetista João Soares, 58, que constantemente sofre com as quedas de energia. “Tem chovido bastante e notamos a árvore balançando com a ventania. Do jeito que os fios estão esticados, logo vão estourar. Toda vez que chove acaba a luz”, pondera.
Em nota, a AES Eletropaulo afirmou que podas em árvores estão programadas na região até o fim deste mês. “Esclarecemos que parte das interrupções foi ocasionada por queda de galhos de árvores na rede elétrica”, diz.
Por sua vez, a Prefeitura afirmou que o DMAV (Departamento de Manutenção de Áreas Verdes) possui programação de poda de árvores em vias públicas que contempla, inclusive, a retirada de erva de passarinho. “Um agrônomo do DMAV estará no local citado para verificar a incidência desta praga e tomar as medidas necessárias a respeito”, completa a administração.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;