Automóveis Titulo
Revisão geral: veja o que checar antes de viajar de carro no feriado
Da Redação, com assessoria
Do Garagem360
10/10/2017 | 12:53
Compartilhar notícia


A Polícia Rodoviária Federal registrou mais de 1.100 acidentes nas estradas brasileiras durante o último feriado nacional prolongado (7 à 10 de setembro). Na próxima quinta-feira, 12 de outubro, outro feriadão se inicia. E os alarmantes dados da PRF reforçam a importância de realizar a revisão de segurança do veículo antes de pegar a estrada. Este importante check-up ajuda a verificar o funcionamento das partes vitais do carro, garantindo uma viagem mais segura e sem imprevistos.

LEIA MAIS: Vai viajar no feriado? Veja como preparar os pneus para pegar a estrada
Empresa oferece checagem grátis da suspensão na capital paulista

A DPaschoal Listou os principais itens de segurança que devem ser checados antes de cair na estrada:

1. Bateria
Sua vida útil, bem como todo o sistema elétrico do carro, deve estar em ordem. Esse componente ajuda o veículo a ligar, continuar funcionando e desempenhando tarefas relacionadas ao sistema elétrico. Geralmente, sua vida útil varia entre cinco e sete anos. A manutenção, por meio de revisões regulares e testes de desempenho, garante seu funcionamento e evita surpresas desagradáveis na hora de dar a partida, por exemplo.

2. Freios
São, obviamente, componentes que precisam de uma atenção redobrada do condutor. “Durante uma revisão de segurança, se pode obter um diagnóstico do estado real das pastilhas e do disco de freio. Já na estrada, o motorista deve sempre observar o painel eletrônico do veículo”, explica Eliel Bartels, gerente de Engenharia e Tecnologia da DPaschoal, rede varejista de serviços automotivos.

3. Pneus
É importante verificar as condições dos pneus e do estepe periodicamente, a cada 15 dias, por exemplo. Antes de entrar na estrada, não é diferente. Se os pneus ainda estiverem em boas condições de uso, é necessário calibrá-los corretamente de acordo com as instruções do manual do veículo. Não vale esquecer do estepe.

4. Suspensão e balanceamento
Conforme explica Eliel, “o funcionamento adequado desses sistemas são mais que necessários, por isso, é importante observar com atenção se existem vibrações ao volante. Nesse caso, pode ser que uma roda esteja desbalanceada ou com a direção desalinhada.” Atente-se também ao pneu cantando, que pode indicar desalinhamento. Rangidos, batidas secas ou ruídos que se assemelham a algo frouxo também podem indicar problemas.

5. Arrefecimento
Você sabia que os problemas de superaquecimento são os que mais deixam motoristas na estrada? Por isso mesmo esse é outro sistema fundamental nas revisões. Devem ser conferidas as mangueiras, a situação da água do radiador, os interruptores, as válvulas e a bomba d’água.

6. Itens de segurança
Não se esqueça de conferir se o triângulo, a chave de roda e o macaco estão dentro do carro funcionando corretamente. O extintor de incêndio também precisa estar na parte da frente do carro e dentro do prazo de validade. Não possuir algum desses equipamentos obrigatórios, mantê-los mal conservados ou em desacordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é uma infração grave, além de um descuido perigoso.

7. Palhetas do para-brisas
Parece um item menos importante, mas elas também devem ser testadas. Caso chova na estrada, o bom funcionamento desse item de segurança é imprescindível.

8. Lâmpadas do veículo
Além de escapar das multas, checar se as luzes do carro estão todas funcionando e reguladas, ajuda a não comprometer o campo de visão do motorista, sem atrapalhar o condutor quem vem no sentido contrário.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;