Economia Titulo
Plano argentino contra desemprego terá efeito simbólico
Do Diário OnLine
25/12/2001 | 16:59
Compartilhar notícia


O plano do presidente interino da Argentina, Adolfo Rodríguez Saá, anunciado para conter o desemprego no país terá um efeito mais simbólico que prático. Isso porque, segundo o novo governo, nesta fase inicial das medidas serão criados 100 mil postos de trabalho, entre Forças Armadas e Serviços Públicos. Entretanto, o número de desempregados ultrapassa a casa dos 2 milhões de pessoas, ou seja, 18% da população do país.

Três províncias argentinas já aderiram ao programa até agora. O governo federal espera que Buenos Aries também participe.

Neste domingo, ao tomar posse, o Rodríguez Saá anunciou a criação de uma terceira moeda argentina, com o objetivo de injetar capital no país, rejeitando a possibilidade de desvalorizar o peso e dolarizar a economia. Saá ainda decretou moratória, suspendendo o pagamento da dívida externa do país, que chega a US$ 132 bilhões.

A Argentina prolongou o feriado bancário e cambial até esta quarta-feira, inclusive. A medida foi determinada ontem pelo Banco Central da Argentina. Em comunicado, o BC argentino esclarece que os bancos só funcionarão para pagamento de salários e aposentadorias, e para realização de algumas transferências e pedidos de abertura de conta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;