Setecidades Titulo Memória
Em pauta na TV do Diário
Ademir Médici
08/10/2017 | 07:07
Compartilhar notícia


“João Bosco consegue olhar sua vida por meio de ‘retratos’, de sonhos não realizados, de aventuras vivenciadas, dos detalhes que às vezes deixamos passar, mas que ele, com peculiar destreza, soube ‘pescar’ da memória”.
Cf. Humberto Domingos Pastore, jornalista, ao comentar o livro do jornalista e professor João Bosco dos Santos.

Na semana passada foram reunidos novos pesquisadores da memória nos estúdios do DGABC TV. E três belos programas serão apresentados nas três próximas semanas pelo DOL – o Diário OnLine: www.dgabc.com.br .

Mais uma vez foi possível participar de uma verdadeira festa de confraternização aqui no Diário, com pesquisadores de várias gerações que não se conheciam e que passaram a trocar figurinhas e dar força uns aos outros.

Enquanto um programa era gravado, os demais pesquisadores, dentro do estúdio, acompanhavam a entrevista, ajudando, inclusive, na marcação do tempo e torcendo pelo sucesso dos novos companheiros.

Todos foram muito bem, numa prova eloquente de que a memória está mais viva do que nunca no Grande ABC, em todas as gerações. Por exemplo: as gravações foram acompanhadas pelo aluno Davi Zanette, 15 anos, que já se prepara para também falar das pesquisas que realiza sobre o EC Santo André, o Ramalhão.

Esporte.
Cemitério.
Literatura

Quarta Nobre, 40 anos de fundação, que nasceu com o nome de Clube dos 20, formado por funcionários da General Motors, unidade de São Caetano. Era setembro de 1977. Quatro décadas esportivas e sociais.
Falam do clube: Carlos Antonio Lopes (Carlito) e Dácio Barontini, aposentados da GM, dirigentes do Quarta Nobre.

História e memória do Cemitério da Saudade, Vila Assunção, Santo André. Monografia de conclusão de curso apresentada ao Centro Universitário Fundação Santo André.
Autor: professor José Mário Moreira Junior, nascido, criado e ligado à área da Vila Assunção até hoje e que fala com carinho das duas avós, suas grandes incentivadoras.

Despertar da Consciência, Fragmentos de Vida. Um livro de crônicas, 150 páginas, lançado sexta-feira no Museu de Santo André Dr. Octaviano Gaiarsa. Histórias universais a partir da reflexão e da prosa correta do jornalista e professor universitário João Bosco dos Santos.

SENDO ASSIM...
De cada trabalho falaremos separadamente, pinçando os pontos principais, mas, em especial, chamando o leitor a assistir as entrevistas no DGABC TV. Verdadeiras aulas.

Enquanto as entrevistas não forem colocadas no ar, convidamos o prezado leitor a acompanhar (e divulgar) as entrevistas anteriores, todas devidamente editadas no www.dgabc.com.br, de Ribeirão Pires (a primeira) ao bondinho da Pedreira (que entrou no ar na semana passada).

Diário há 30 anos
Quinta-feira, 8 de outubro de 1987 – ano 30, edição 6567
Manchete – Sarney desabafa e define prioridades: “Conseguimos, em pouco tempo, construir o maior País abaixo da linha do Equador”, disse o presidente em rede nacional
n Governo anuncia 13% de aumento nos combustíveis.
Movimento Sindical – Distribuidores de gás em greve: 4.000 distribuidores e entregadores de gás liquefeito de petróleo, o gás de cozinha. Reivindicam aumento salarial de 153%.
Grande ABC – Estado anuncia 4.000 casas para a região.
Memória – Publicávamos foto de um desfile cívico na Rua Coronel Oliveira Lima, em Santo André. Do acervo do casal José e Maria Pieroni Espinossi. Em 7 de setembro de 1949 desfilavam alunos da Escola Técnica de Comércio Senador Flaquer.
Futebol – Anunciada a estréia do EC Santo André no Grupo E do Módulo Azul do Campeonato Brasileiro. O jogo seria contra o Itumbiara, domingo – 11 de outubro –, em Itumbiara, Goiás.

Em 8 de outubro de...
1917 – Tramitavam, em São Paulo, vários processos com pedidos de expulsões do País de líderes sindicais estrangeiros que participaram das greves de 1917. Entre eles, o italiano Alexandre Zanella, canteiro de Mauá.
Nota – Zanella seria deportado, de fato, em 1921 para a Itália porque liderava movimentos operários e sindicais dos trabalhadores das pedreiras de Mauá (então denominado Pilar) e Ribeirão Pires.
A guerra. Do noticiário do Estadão: vantagens dos aliados na frente da Romênia.

Hoje
Dia do Químico do ABC. Pois foi nesta data, em 1938, que foi fundado o Sindicato dos Químicos de Santo André, com abrangência sobre toda a região, o Grande ABC dos dias atuais.
Dia do Nascituro
Dia pelo Direito à Vida
Dia do Nordestino

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários neste dia 8 de outubro:
Em Goiás, Aurilândia, Campinorte, Edéia, Guapó, Heitoraí e Petrolina de Goiás.
No Paraná, Céu Azul e Tupãssi.
Na Paraíba, Conceição e São João do Rio do Peixe.
Em Minas Gerais, Dores do Indaiá
Em Tocantins, Itaporã do Tocantins e Pindorama do Tocantins.
No Ceará, Pacatuba
Fonte: IBGE

Santos do dia
São João Paulo II (Polônia, 1920 – Vaticano, 2005). Papa. O eterno João de Deus.
Reparata
Lourença
Taís 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;