Setecidades Titulo Tempestades
Chuva volta e causa transtornos

Região central de São Bernardo foi o local mais afetado pela tempestade de menos de duas horas

Por Bia Moço
Especial para o Diário
Yara Ferraz
07/10/2017 | 08:45
Compartilhar notícia
Denis Maciel


A forte chuva que atingiu o Grande ABC no fim da tarde de ontem causou transtornos aos moradores, comerciantes e motoristas que circulavam pelas sete cidades. A área mais afetada foi a região central de São Bernardo, onde as vias ficaram alagadas. A água invadiu estabelecimentos comerciais e o vento forte, somado aos granizos, destelhou algumas lojas. Chamou atenção ainda o fato de ruas e praças ficarem cobertas por pedras de gelo.

Na Rua Marechal Deodoro, lojas ficaram destelhadas e proprietários relataram terem perdido mercadoria com a forte tempestade. Conforme pedestres que circulavam pela área, a fachada de shopping popular chegou a cair devido à chuva. “O que aconteceu no Shopping do Coração foi uma tragédia, um verdadeiro estrago. O teto caiu em boa parte das lojas, muitos perderam tudo. Tinha muitos lojistas chorando por causa do material que perderam”, relata o professor Renato Breyer Antônio, 30 anos.

Na Avenida Faria Lima, uma van ficou ilhada e os bombeiros chegaram a ser acionados para fazer o resgate, porém em cerca de 15 minutos a água escoou e o veículo conseguiu seguir viagem. Comerciantes da via também relataram prejuízo de até R$ 20 mil com a chuva. “Não deu nem meia hora de chuva e a água invadiu toda a lanchonte. Isso que tenho uma comporta de um metro e meio de altura. Ninguém estava preparado para uma chuva em pleno outubro”, disse a empresária Carmen Lucia Barboza Guedes, 42, que ainda teve prejuízo com seu veículo, que também ficou ilhado na Avenida Faria Lima. “Perdi geladeira, freezer e com certeza não conseguirei abrir a lanchonete amanhã (hoje) faz 25 anos que moro em São Bernardo e é assim”, desabafa.

Em Santo André, o motorista enfrentou dificuldades na Avenida Lauro Gomes, na altura do cemitério vertical, próximo à divisa com São Caetano. Segundo informações do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental), o município chegou a registrar 3,2 milímetros de precipitação em uma hora de chuva na cidade, entre 17h e 18h. Na região do Camilópolis e Santa Terezinha o volume de água chegou a nove milímetros.

O temporal também teve reflexos no sistema viário da região. Motoristas enfrentaram tráfego intenso na volta para casa em vias como a Avenida dos Estados, em Santo André, e na Via Anchieta, em São Bernardo, no sentido da Capital.

Nos demais municípios não foram registradas ocorrências de alagamento, segundo equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;