Política Titulo
Taka bate boca com Amigão em sabatina

Secretário de Obras e vereador do PTC discutem e parlamentar sugere a Kiko demissão do pessedista

Felipe Siqueira
Especial para o Diário
06/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


O secretário de Obras de Ribeirão Pires, Taka Yamauchi (PSD), bateu boca ontem com o vereador Humberto D’Orto, o Amigão (PTC), durante sabatina na Câmara.

Taka respondia aos questionamentos dos parlamentares sobre o andamento de sua Pasta, quando Amigão, que está na oposição ao governo do prefeito Adler Kiko Teixeira (PSB), disparou contra o pessedista, acusando Taka de utilizar a estrutura em Ribeirão para fins políticos.

“O senhor foi candidato em Diadema, perdeu e usa a nossa cidade de palanque. Se o senhor fosse um bom secretário, não seria convocado”, falou Amigão. Taka foi postulante à Prefeitura de Diadema em 2016 e recebeu 23.518 votos, ficando na quarta colocação, desempenho considerado surpreendente na cidade.

Taka rebateu as críticas e afirmou que seu diploma universitário o qualifica a desempenhar a função para a qual é responsável. “Isto (alegar que se utiliza da cidade para palanque político a outra cidade) é uma besteira. As eleições ainda estão longes (2018 e 2020). Eu tenho qualificação técnica, ao contrário do vereador, que não tem uma formação específica, a não ser um cargo político”, contra-atacou o titular de Obras.

Logo depois, outro conflito. “O senhor (Taka) tem medo de assinar contratos, joga tudo para (a Pasta de) Infraestrutura”, criticou Amigão. “Eu tenho medo de alguns elementos com quem o senhor anda”, retrucou Taka.

Após os acontecimentos, Amigão cogitou registrar um BO (Boletim de Ocorrência) contra o secretário alegando calúnia e difamação. Porém, decidiu somente fazer um requerimento solicitando que Kiko exonere Taka da função. Entretanto, dificilmente o socialista acatará a sugestão.

O presidente da Câmara, Rubão Fernandes (PSD), analisou como “natural” o debate entre os dois. “Estamos em uma democracia. Eu, como presidente, tenho que respeitar a posição do vereador e do secretário”, disse. O chefe do Legislativo não acha que algum dos dois tenha excedido do tom.

Além desta confusão, Taka também entrou em conflito com Anselmo Martins (PR), que, em uma pergunta na tribuna, questionou a falta de andamento de uma obra da cidade. Taka rebateu: “Você falta com a verdade, vereador. Não concordo com sua posição de que não há obra”.

Outros pontos abordados na conversa foram o teleférico de Ribeirão Pires, intervenções em ruas da cidade e valores pagos em contratos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;