Setecidades Titulo Quase pela metade
Multas por invasão a faixas de ônibus caem quase pela metade

No primeiro semestre foram contabilizadas 16.014
infrações do tipo na região, média de três a cada hora

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
06/10/2017 | 07:00
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Claudinei Plaza/DGABC


 O número de multas por invasão de faixas ou corredores de ônibus caiu quase pela metade no primeiro semestre no Grande ABC. Levantamento realizado pelo Diário com base em dados repassados por três prefeituras que possuem em seu sistema viário espaços exclusivos destinados ao transporte público – Santo André, São Bernardo e Mauá – mostra que a quantidade de infrações apresentou queda de 44,17% em relação ao mesmo período de 2016. No entanto, embora a quantidade de ocorrências tenha caído de 28.686 para 16.014 infrações, ainda é observada média de três casos por hora.
São Bernardo, que atualmente possui na Avenida Dr. Rudge Ramos um único espaço exclusivo para coletivos – dividido em quatro trechos – foi responsável por impulsionar a queda na região. Após contabilizar, no primeiro semestre do ano passado, 12.975 multas por invasão a faixas e corredores de ônibus, neste ano o município só flagrou uma única ocorrência. Segundo o Paço, a quantidade pífia de flagras deve-se à retomada de obras dos corredores, que estavam paradas, o que “inviabilizou as medições no referido trecho”.
Mauá, que também dispõe de apenas um corredor de ônibus em seu território, localizado no eixo Barão de Mauá, lidera o ranking de multas na região. Foram 15.656 infrações entre janeiro e julho – média de 86 por dia – no primeiro semestre deste ano. Na comparação com 2016, quando foram contabilizadas 15.165 infrações, houve aumento de 3,24%.
O município de Santo André fecha o ranking, com apenas 357 infrações contabilizadas no primeiro semestre, o que corresponde a queda de 34,62% se comparado com o mesmo período do ano passado. Naquele ano foram registradas 546 casos.
Para o especialista em segurança no trânsito e engenheiro de tráfego e transportes Horácio Figueira, a fiscalização mais rígida pode ter contribuído para a queda acentuada na região. “O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) considera esse tipo de infração gravíssima, o que pode ter contribuído (para este índice). Mas motoristas ainda desrespeitam demais os espaços exclusivos. É uma cultura brasileira ver uma faixa exclusiva vazia e invadir. Falta ainda conscientização e maior fiscalização por parte das autoridades”, destaca.
Desde 2015, invadir faixas exclusivas para ônibus é considerado infração gravíssima. De acordo com o CTB, o motorista que trafegar em espaços exclusivos para o transporte público nos horários proibidos poderá ter o carro apreendido, além de levar sete pontos na carteira e pagar multa no valor de R$ 293,47.
Para Figueira, no entanto, é preciso que motoristas tomem consciência da importância de corredores para que a quantidade de infrações diminua ainda mais. “As pessoas precisam entender antes de tudo os benefícios dos corredores e faixas exclusivas de ônibus. A partir do momento em que eles derem valor ao transporte coletivo e tomarem ciência que os corredores conseguem diminuir o tempo de viagem de milhares de passageiros vamos conseguir que o sistema viário flua de maneira melhor”, afirma o especialista. Para ele, a construção de corredores na região tem mostrado, na prática, resultados positivos.

Prefeituras investem em coletivos

Na tentativa de diminuir os congestionamentos diários na região, prefeituras do Grande ABC têm investido na elaboração e execução de projetos para construção de corredores de ônibus em seus territórios. A proposta é apontada por especialista como uma das alternativas para incentivar o uso do transporte público.
São Bernardo, por exemplo, lançou, no mês passado, edital para construção de quatro corredores de ônibus, além de um terminal na região do bairro Batistini. Orçado em R$ 197,4 milhões, o processo deve ser finalizado em 60 dias, já com previsão de início de obras para dezembro deste ano.
Anunciados em 2012, dentro do Programa de Transportes Urbanos, os projetos – quando concluídos – deverão reduzir em até 40% o tempo de locomoção de passageiros.
Em busca de atrair mais usuários ao sistema, a Prefeitura de Mauá anunciou, ontem, a liberação de passagens gratuitas para pessoas idosas, com deficiência e portadoras de doenças crônicas. A ação foi concretizada com a revogação de resolução de janeiro de 2016, que limitava a gratuidade para apenas duas viagens ao dia.
“Fizemos justiça. Agora as passagens de graça são ilimitadas. Essas pessoas vão poder viajar no ônibus municipal quantas vezes quiserem ao dia”, disse o prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB).




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