Memória Titulo
O mercado da Rua Padre Lustosa
Ademir Medici
04/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Na Semana Irmãos Sarti, notícias de outros são-bernardenses como eles: Nivaldo Lazzuri, Roberto Ceola e os demais concidadãos identificados nas fotos.
Estamos no Mercado Municipal de São Bernardo, inaugurado em 1958 no fim da Rua Padre Lustosa, com lateral para o Ribeirão dos Meninos, que os antigos chamavam de Rio dos Couros.
Nivaldo tinha uma loja de roupas no Mercado e o pai do Roberto, uma banca de jornais e revistas com cadeira para engraxar sapatos. Roberto ganhava seus trocos engraxando.
O mercado, depois de sua fase inicial, foi transferido para um dos antigos galpões da Elni, no espaço onde está o terminal trólebus do Paço, para encerrar atividades no antigo Moritão, espaço utilizado para a construção do prédio inacabado do Museu do Trabalho.

ENQUANTO ISSO...
Os irmãos Sarti estudavam no Grupo Escolar Maria Adelaide, em Vila Euclides. Professora Yolanda Noronha do Nascimento era a diretora, hoje nome de escola no Jardim Silvina.
“Uma pessoa maravilhosa. Braba. Ia à casa da gente. Falava com nossos pais. Era diferente”, rememoram os irmãos.
A infância de Teo e Marcelo foi passada entre a escola e o Jardim do Mar, onde o pai vendia lotes e administrava os negócios. O Paço não existia.
Ao lado do terreno do paço havia o ‘chiqueirão’. E um casarão antigo, daqueles coloniais. Ali moravam funcionários do Matarazzo com suas famílias.
Mais para a frente, no terreno do atual Shopping Metrópole, havia um campo de futebol, que os irmãos chamam como o “campo da Elni”, mas onde também jogava o Vila Baeta FC.
A antiga granja, já citada, fechou por causa da importação do farelo. Tempo do pós-guerra. A importação ficou difícil. Além do que, os Matarazzo não estavam preocupados com criação de frangos. Tinham muitos outros negócios, inclusive a tecelagem da Vila Duzzi, com um vasto jardim para a nascente Via Anchieta.

AMANHÃ EM MEMÓRIA
Vamos falar de política?
A entrevista dos irmãos Sarti está no DGABC TV – www.dgabc.com.br

Diário há 30 anos
Domingo, 4 de outubro de 1987 – ano 30, edição 6564
Manchete – Acordo consolida o parlamentarismo na Constituinte
Especial – Transporte químico é perigo constante; enquanto a legislação não vem, aumentam os acidentes. Reportagem: Zeilton de Oliveira.
Saúde – País registra aumento na mortalidade infantil. A cada 60 minutos morrem 60 menores. Reportagem: Vanilda Sant’Anna.
Economia – Autolatina (Ford e VW) discute crise com Bresser (ministro da Fazenda).
Mauá – Câmara vota benefício a cemitério particular, projeto do prefeito Leonel Damo.

Em 4 de outubro de...
1917 – Padre Francisco Navarro, vigário de Ribeirão Pires, é transferido para a Paróquia da Boa Viagem, em São Bernardo.
A guerra. Do noticiário do Estadão: importantes declarações de Winston Churchil em Londres.
1942 – O presidente Getúlio Vargas instituí o cruzeiro como moeda oficial no Brasil.
1957 – União Soviética lança ao espaço o Sputnik 1, o primeiro satélite artificial.
1972 – Decreto municipal denomina bairro da Independência, em São Bernardo, o conjunto de loteamentos formado pela Vila Rosa, pelos Jardins Santo Inácio e Independência e áreas próximas.

Hoje
Dia Mundial dos Animais e Dia Mundial da Natureza
Dia Universal da Anistia
Dia Mundial do Barman ou Bartender

Santos do Dia
Francisco de Assis (Itália 1182-1226). Fundador da Ordem dos Franciscanos Conventuais. É o santo padroeiro da Itália, do meio ambiente e da ecologia.
Petronio. Por volta de 432, ele foi eleito e consagrado bispo de Bolonha, onde erigiu a igreja de Santo Stefano, copiando o plano da igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém.

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários em 4 de outubro:
Em São Paulo, Rinópolis
No Rio Grande do Sul, Aratiba e Cerro Largo.
No Paraná, Campina do Simão.
Em Minas Gerais, Carmo do Paranaíba, Frutal, Guapé, Itapecerica, Monte Azul e Salinas.
Na Paraíba, Catingueira.
Em Sergipe, Cedro de São João e Salgado.
No Pará, Curuçá.
No Rio de Janeiro, Engenheiro Paulo de Frontin.
Em Alagoas, Igaci.
No Ceará, Tamboril.
No Maranhão, Zé Doca.
Fonte: IBGE.
Em louvor a São Francisco de Assis, hoje é feriado em Ilha Solteira (São Paulo), Taubaté (São Paulo), Paulo Afonso (Bahia), Ariquemes (Rondônia) e Canindé (Ceará).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;