Política Titulo Flagra
Suplente recebeu voz de prisão por boca de urna
Felipe Siqueira
Especial para o Diário
30/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Suplente que assumirá cadeira na Câmara de Rio Grande da Serra por pouco mais de 30 dias recebeu voz de prisão no ano passado por suposta boca de urna durante a eleição municipal do ano passado. Flagrado na ocasião do pleito, Reinaldo Bizerra Cavalcante (PRP) entrará provisoriamente no lugar do vereador licenciado Akira Auriani (PSB), que vai fazer curso sobre gestão e sustentabilidade, no Japão.

O processo de Reinaldo está em trâmite no TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) sob sigilo. Ele foi detido em flagrante pela PM (Polícia Militar). No ano passado, obteve 302 adesões nas urnas. A votação lhe credenciou como segundo suplente da coligação de seu partido com o PSB – o primeiro, Claudinho Monteiro, tornou-se parlamentar com a ida de Israel Mendonça (PTN) para o alto escalão de Gabriel Maranhão (PSDB).

Reinaldo chegou a trabalhar na Câmara de Rio Grande em 2005, como funcionário comissionado (sem concurso público), na função de coordenador legislativo.

Diante da situação, o presidente da Câmara de Rio Grande, João Mineiro (PSDB), afirmou ao Diário que não existe, legalmente, nenhum tipo de empecilho para a convocação de Reinaldo. “Ele foi diplomado normalmente. De acordo com o meu jurídico, não tem nada que impeça isso. Se tiver um apontamento (que peça para que ele seja retirado do cargo), nós vamos colocar outro. O jurídico está acompanhando as movimentações. Não tem nada que desabone isso”, alegou o tucano.

Mineiro lamentou, no entanto, a chamada do suplente dentro destas circunstâncias. “Eu não gosto (do fato de Reinaldo assumir esta cadeira como vereador), meu método de trabalhar é diferente. Se está errado, está errado, tem que pagar pelo erro. Na minha opinião, não deveria estar assumindo. Porém, como está achando essas brechas e se aproveitando delas (não tem o que ser feito). A nossa Constituição é terrível”, ressaltou o dirigente.

VIAGEM
O vereador Akira embarcou ontem para o Japão para curso de um mês que vai, segundo ele, ajudá-lo a entender melhor como ações sociais podem beneficiar pessoas com pouca renda e desempregadas a terem um trabalho fixo. O parlamentar afirmou que existem vários projetos deste estilo no país asiático.

Com a experiência, de acordo com Akira, existe a possibilidade de, futuramente, por ser associado ao grupo responsável pelo curso, de requerer recurso para Rio Grande. Ele explicou que, na parte da manhã, serão feitas aulas teóricas e, à tarde, serão realizadas visitas a projetos da entidade.

Akira afirmou que a licença é não remunerada e, portanto, durante o período em que estará no Japão não receberá nenhum tipo de salário por parte da Câmara de Rio Grande. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;