Internacional Titulo
Traficante australiano é executado em Cingapura
Do Diário OnLine
Com AFP
02/12/2005 | 08:48
Compartilhar notícia


O australiano Nguyen Tuong Van, condenado à morte por tráfico de drogas em Cingapura, foi enforcado nesta sexta-feira na prisão Changi. Autoridades australianas tentaram um indulto para o detento, mas a política repressiva do governo do país asiático em relação às drogas tornou os apelos inúteis.

"A pena foi executada esta manhã na prisão Changi", declarou o ministério do Interior, em um breve comunicado. Nguyen, um australiano de origem vietnamita de 25 anos, foi condenado em dezembro de 2002 por entrar com 400 gramas de heroína em Cingapura, onde a pena de morte é prevista nos casos de tráfico de drogas.

A história escandalizou a opinião pública na Austrália, onde a pena capital foi abolida há muito tempo. Já em Cingapura, a posse de mais de 15 gramas de heroína pode ser castigada com a morte.

Cingapura rejeitou todos os pedidos de clemência apresentados, incluindo o do primeiro-ministro australiano, John Howard. O único pedido aceito no último minuto pelas autoridades de Cingapura foi que a mãe de Nguyen pudesse tocar seu filho. Até quinta-feira, os dois se comunicavam separados por um vidro.

"Puderam dar-se as mãos e a mulher pôde tocar pela última vez o rosto e o cabelo de seu filho", contou um funcionário da prisão.

Em Melbourne, cidade natal de Nguyen, oriundo de uma família vietnamita que emigrou para a Austrália, centenas de pessoas se reuniram em uma igreja da cidade, cujos sinos soaram 25 vezes no momento da execução de seu compatriota.

A mãe de Nguyen, seu irmão e outros membros de sua família não assistiram à execução, como estabelecem as leis de Cingapura, e se reuniram em uma capela próxima. Apenas sete pessoas acompanham o enforcamento, entre elas o superintendente da prisão, um padre, um médico e um legista.

Brasileiros- Dois traficantes brasileiros estão no corredor da morte na Indonésia. Marco Archer foi condenado em 2004, após ser pego com 13 quilos de cocaína. O paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte foi detido com seis quilos da droga.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;