Cultura & Lazer Titulo
Política e 'reality shows' se unem no MySpace
Por Da AFP
25/04/2007 | 17:46
Compartilhar notícia


O produtor de programas de 'reality show' como "Survivor" e "O Aprendiz" se aliou ao site de relacionamentos na internet MySpace para fazer um 'reality show' político que combina o mundo real e o virtual.

O MySpace e a produtora de Mark Burnett pedirão à comunidade americana na internet que eleja o "próximo grande político da nação" entre os participantes de um programa de televisão chamado "Independent".

Os candidatos serão selecionados entre os apresentados em vídeos publicados no MySpace, de propriedade da News Corporation. Uma versão brasileira do MySpace deve surgir ainda neste ano, com os mesmos recursos do original, mas adaptados para o português.

Os concorrentes vão interagir diariamente com simpatizantes, opositores e ativistas em um ambiente interativo. "Na maioria dos 'reality shows', os participantes vivem em uma bolha", disse o vice-presidente de comunicações e diretor de vídeos do MySpace, Jeff Berman.

"Neste, é preciso construir uma comunidade de amigos igual às que estão fazendo Hillary Clinton, John McCain e os outros candidatos. Quando cada episódio termina, a campanha segue", ressaltou.

Os candidatos do "Independent" promoverão sua visão de mundo e cultivarão o apoio nas páginas do MySpace. Os que assistirem por televisão e internet poderão votar pelo computador ou por telefone. A cada semana, um candidato será eliminado.

A idéia é que o programa de televisão seja transmitido entre janeiro e maio de 2008. O MySpace e a produtora estão buscando uma rede de televisão para o programa. egundo o diretor-executivo do MySpace, Chris DeWolfe, "Independent" é um "passo gigantesco na redemocratização da política americana".

"O MySpace devolve o poder político às mãos das pessoas e 'Independent' o leva a um novo nível", declarou o presidente de MySpace, Tom Anderson.

Os candidatos presidenciais americanos que têm páginas no canal Impact Channel do MySpace, dedicado à política, provavelmente observarão "Independent" para ter idéia dos temas e vídeos que interessam aos eleitores, segundo Berman.

"Acredito que alguns dos melhores vídeos realizados no próximo ciclo eleitoral (nos Estados Unidos) terão alguma conexão com o que estamos fazendo", falou Berman. "Todos aqui estão entusiasmados com a idéia de fundir o espaço político com o vídeo 'on-line'".

O candidato eleito como a "voz dos jovens americanos" ganhará US$ 1milhão para doar à causa que escolher ou para seu próprio fundo de campanha.

Ainda falta determinar quantos candidatos serão selecionados para "Independent", mas a quantidade será similar a de outros 'reality shows' produzidos por Burnett, como "Survivor", "Apprentice" e "The Contender".

"Vamos descobrir o que os Estados Unidos pensam realmente e trazer à tona os temas mais importantes para aqueles que finalmente tem uma possibilidade de ser escutados", comentou Burnett sobre seu projeto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;