Diarinho Titulo
Por que os invertebrados conseguem se mover mesmo sem ter ossos?
Tauana Marin
Diário do Grande ABC
24/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Os animais invertebrados, de forma grosseira cientificamente, se caracterizam por não possuírem coluna vertebral, essa que nós, seres humanos, temos (ligada ao cérebro e que controlam nosso corpo). No entanto, muitas espécies pertencentes ao grupo dos invertebrados têm estrutura muscular bastante resistente, capaz de deixá-los em pé e garantindo os movimentos.

Para se ter ideia, essas estruturas podem ser muito mais resistentes e fortes do que o próprio osso, que compõe o esqueleto que sustenta nosso corpo. A formiga (pertencente ao gurpo dos insetos, que são invertebrados), por exemplo, possui estrutura muscular rígida e complexa, como se fosse a armadura do Homem de Ferro. Essa composição é responsável por habilitar a formiga a fazer coisas incríveis, como suportar um peso 40 vezes maior do que o seu. Nós, humanos, não conseguimos fazer isso, já que nosso esqueleto tem suas limitações.

Os moluscos (como os polvos, com corpo mole e que se movimento por meio de seus tentáculos), caramujos e ostras também possuem estruturas diferenciadas por serem invertebrados, assim como as minhocas, lombrigas, sangue-sugas, aranhas e escorpiões. Uns têm as chamadas carapaças (como a estrutura da barata, por exemplo), outros, conchas e, os demais, estruturas internas, mas que não são colunas.

HISTÓRIA

Os primeiros animais invertebrados surgiram na Terra há 575 milhões de anos, entre eles as águas-vivas. Os invertebrados representam grande número de filos (divisões) do reino animal. Tipicamente com um ciclo de vida complexo, muitas espécies sofrem metamorfoses para passar da fase larvar à fase adulta.

Esses animais foram extintos antes mesmo do primeiro dinossauro pisar na Terra e são conhecidos apenas pelos registros fósseis.

CURIOSO

Diferentemente do que podemos pensar, a cobra é um animal vertebrado – tem cerca de 400 costelas, 200 vértebras, o que justifica toda sua flexibilidade. As inúmeras articulações dão à cobra a possibilidade de escalar árvores, se enrolar em animais, tendo força suficiente para matá-los. A nível de comparação, a boca do ser humano têm uma articulação para poder abrir, já a cobra possui cerca de seis.

O besouro, outro tipo de inseto, é o bicho que reúne maior diversidade em espécies, somando 350 mil tipos. Em uma linha reta daria cerca de 5 quilômetros de besouros, um atrás do outro, sem repetir nenhum, sendo todos diferentes;

Os insetos, que não possuem coluna, somam quase 1 milhão de espécies diferentes na Terra. Em geral, têm corpo dividido em três partes e seis patas, como as baratas e os mosquitos.

Pergunta enviada por Evelyn Assis de Aguiar, 9 anos, de São Caetano

Consultoria de Ronaldo Morais, biólogo e diretor do BioParque Macuco, em Mauá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;