Economia Titulo
PIB do terceiro trimestre dos EUA será impactado por furacões, diz Yellen
20/09/2017 | 16:31
Compartilhar notícia


A presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), afirmou em coletiva de imprensa após a decisão do BC que os dirigentes da instituição estimam que os juros subam em ritmo gradual, e que a redução do balanço patrimonial, de cerca de US$ 4,5 trilhões, também será gradual, sem a pretensão de fazer ajustes no programa.

A presidente do BC também afirmou que a economia dos EUA continuará crescendo em ritmo moderado e que o mercado de trabalho deve ser influenciado pelos furacões Harvey, Irma e Maria que atingiram as costas do país. Yellen apontou que o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre deve ser impactado pelas consequências dos furacões.

Yellen ainda comentou sobre o desempenho da inflação, declarando que seu comportamento neste ano é um "mistério", mas que a sua fraqueza é "provavelmente temporária". No entanto, reiterou que o BC tem o comprometimento de levar a inflação a 2% e caso a fraqueza persistir, o Fed "terá de agir". "A experiência sugere que o mercado de trabalho apertado tende a pressionar a inflação", disse.

Ela ainda comentou que o Fed está preparado para retomar reinvestimentos, caso a economia piore. "Não permitiremos que a economia fique superaquecida".

O Fed decidiu nesta quarta-feira manter a taxa de juros inalterada, na faixa entre 1,00% e 1,25%, em decisão tomada por unanimidade. A taxa de desconto também foi mantida em 1,75%. Além disso, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) anunciou que iniciará em outubro seu plano para redução do balanço patrimonial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;