Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 18 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Conscientização é fundamental para dar destinação correta ao lixo


Matheus Angioleto
Especial para o Diário

15/09/2017 | 07:00


 Entre os 950 alunos da EE Professora Pedra de Carvalho, no Jardim Vera Cruz, em São Bernardo, os escolhidos pela coordenação para falar sobre destinação do lixo foram os estudantes Norman Junior, 17 anos, do 3º ano do Ensino Médio, e Vanessa Silva Cabral, 15, do 1º ano. Ambos acreditam que a conscientização é essencial para melhorar a questão no Grande ABC. O tema O Lixo Nosso de Cada Dia dá aos jovens a oportunidade de dar sugestões durante o 11º Desafio de Redação do Diário, com correalização da USCS (Universidade Municipal de São Caetano).

Norman considera que campanhas de conscientização já existem, mas precisam ser valorizadas e expostas de maneira mais clara. Além disso, as redes sociais podem servir como ferramenta de disseminação de informações. “A gente tem que procurar situação que seja viável monetariamente e socialmente para conscientizar as pessoas mais velhas e educar as mais novas. Uma campanha benfeita nas redes sociais chama muita atenção, como quando você mostra a diferença entre um local limpo e outro em que não respeitam a coleta”, diz o rapaz, que quer cursar Marketing.

Vanessa aprendeu a reciclar com a avó quando criança. Desde então, acredita que não se deve jogar lixo nas ruas por conta dos problemas que causam à natureza. “Se as pessoas crescerem com a conscientização, vão se tornar adultos responsáveis. Em alguns lugares sempre vai existir a mentalidade de descarte, mas é preciso mudar isso”, afirma ela, que pensa em ser engenheira.

Para a coordenadora Rosangela Maria de Sousa Gea, 58, que está há dez anos na instituição, a “menina dos olhos da Educação” é composta pela leitura e pela redação. Apesar de projetos não estarem em andamento, há cesto na escola para que os alunos depositem materiais recicláveis, como parte dos trabalhos da disciplina de Ciências, por meio de conteúdo programático. “Quando você consegue ler bem e fazer uma boa redação, você pode tudo. E isso abre muitos caminhos para qualquer pessoa.”

O Desafio de Redação tem patrocínio da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), do governo do Estado, Braskem e da rede de academias Smart Fit.

 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;