Setecidades Titulo 'Eu sou ladrão e vacilão'
Tatuadores passam por audiência de instrução

Autos serão encaminhados agora para o
MP para apresentação dos memoriais finais

Por Do Diário OnLine
12/09/2017 | 16:36
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Atualizada às 18h57

O tatuador Maycon Wesley Carvalho dos Reis, 27 anos, e seu vizinho Ronildo Moreira de Araújo, 29, acusados de tatuar a testa de um adolescente de 17 anos em junho com os dizeres “eu sou ladrão e vacilão”, em São Bernardo, passaram por audiência de instrução na tarde desta terça-feira. Testemunhas de acusação e defesa foram ouvidas, assim como a vítima e os réus.

Os autos serão encaminhados agora para o MP (Ministério Público) para a apresentação dos memoriais finais. Em seguida irão para o assistente de acusação, depois para a defesa e só então serão encaminhados para a sentença, cuja expectativa é que seja proferida nos próximos 15 ou 20 dias . Maycon e Ronildo são acusados por lesão corporal de natureza gravíssima, constrangimento ilegal e ameaça. A pena pode chegar a quatro anos.

Os réus seguem presos. A defesa acredita, contudo, que eles possam responder o processo em liberdade. “Não houve tempo hábil de a juíza analisar o pedido de revogação de prisão preventiva. Estamos torcendo para que nos próximos três dias a situação seja definida”, disse Luciano Rodrigues de Oliveira, advogado do Ronildo.

O advogado de Maycon também se mostrou confiante após a audiência. Disse que o cliente falou com desenvoltura e que nunca tinha tido nenhum tipo de envolvimento criminal. “Ele afirmou que praticou ato impensado e que não tinha noção exata do caráter ilícito do que estava fazendo. Confessou que colocou os pés pelas mãos”, afirmou Marco Antonio Santos.

No entanto, o assistente de acusação Leonardo Alves Rodrigues ressaltou que pelas provas que constam nos autos não há como negar a autoria e os fatos. “O rapaz foi constrangido pelo entendimento da acusação e houve tortura. Cremos que vai haver a condenação dos réus, porque tentaram fazer justiça com as próprias mãos de uma forma arbitrária.” Ainda segundo o assistente, os rapazes caíram em contradição em alguns momentos da oitiva.

A promotora de Justiça Giovana Guerreiro, por sua vez, se mostrou bastante satisfeita com a audiência, frisando que os elementos colhidos na fase investigativa se confirmaram hoje. “Eles alegaram que estariam arrependidos, mas eu não sei se isso é realmente genuíno. Eles admitiram o que fizeram e que a intenção inicial foi castigar o jovem”, completou.

A mãe do adolescente, Vania Aparecida Rosa Rocha, 34, acompanhou o menor na audiência e disse que acredita na condenação dos rapazes e que o quadro psicológico do filho vem melhorando desde que foi internado, há três meses, em uma clínica de reabilitação. Apesar disso, ressalta que o trauma deve persistir. “Aquilo pode até sair da testa, mas vai ficar dentro do peito dele para o resto da vida.”

Vania afirmou ainda que o jovem pensa em voltar a estudar, trabalhar e abandonar velhas amizades. Ao todo, dez sessões de laser serão necessárias para remover os dizeres tatuados na testa. Duas delas já foram realizadas. Mais do que o resultado positivo do tratamento estético, contudo, a mãe comemora ter o filho por perto. “Eu quero que Deus abençoe os dois (acusados) e os agradeço por não terem tirado a vida do meu filho. O nosso maior medo era encontrá-lo morto”, afirma.

A avó materna Eliana Rocha Carvalho, 59, foi até a audiência na expectativa de ver o neto, já que eles não têm contato desde a internação. “A remoção da tatuagem está sendo um sucesso. Faz pouco mais de um mês que conversamos por telefone e ele disse que estava bem, mas com saudades da família. Eu só espero que a justiça seja feita e não desejo o mal a ninguém. Se tiverem de sair livres, que saiam livres, se tiverem de ser presos, que sejam presos.” (Com informações de Vanessa de Oliveira) 
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;