Política Titulo Editorial
A volta do investimento
Do Diário do Grande ABC
16/08/2017 | 09:28
Compartilhar notícia
Arte/DGABC


Duas notícias recentes – os investimentos de R$ 2,6 bilhões da Volkswagen na planta de São Bernardo e de R$ 110 milhões da Pirelli na fábrica de Santo André – trazem de volta ao morador do Grande ABC a esperança de que a crise econômica, estacionada sobre o País há quase três anos, finalmente começa a esmorecer. De fato, os aportes em duas companhias importantes da região permitem que a população sonhe com a retomada do emprego, a principal chaga social dos tempos atuais.

O contingente de 13,5 milhões de brasileiros que buscam colocação no mercado de trabalho mina a confiança da população. A sensação, que é latente nas ruas, só será superada na medida em que boas notícias forem ocupando o espaço das ruins. Como se sabe, a retomada econômica depende de intrincada conjunção de fatores, entre os quais o otimismo ocupa posição de destaque.

Na questão da Volks, a confirmação de que São Bernardo foi escolhida para a construção de dois novos modelos de veículos, o Polo e o Virtus, certamente impulsionará a cadeia automotiva, o que resultará, inevitavelmente, na geração de postos de trabalho. O número de empregos a serem criados ainda é desconhecido, mas deve ser potencializado pela proposta do prefeito Orlando Morando (PSDB) de reduzir o valor do IPTU( Imposto Predial e Territorial Urbano) cobrado das empresas na proporção da contratação de funcionários.

No caso da Pirelli, agora administrada por conglomerado empresarial chinês, que transformou a fábrica de Santo André em centro mundial de desenvolvimento de pneus para o segmento agrícola, a geração de empregos foi imediata. Trezentos e setenta e oito trabalhadores já assinaram suas carteiras e, segundo o prefeito Paulo Serra (PSDB), outros 400 devem seguir o mesmo caminho até meados de 2018.

A região segue pelo bom caminho. Que permaneça assim. O acúmulo de boas novas tende a criar círculo virtuoso capaz de recolocar o Grande ABC na rota do desenvolvimento econômico e, consequentemente, social.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;