Cultura & Lazer Titulo
Aprendizado em meio à natureza
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
26/08/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


A poucos minutos do movimentado Centro de Mauá, uma agradável surpresa: é possível aprender de forma divertida cultura, história e biologia, em meio a extensas áreas de Mata Atlântica preservadas, com suas ricas flora e fauna. Tudo em clima de fazenda. Essa é a fórmula diferenciada do Hotel Estância Santa Luzia, uma área de 606 mil m², sendo 250 mil m² de área construída.

Para cada direção que se caminhe no hotel, que não por acaso tem como símbolo um beija-flor, há uma nova atração. Antigo e moderno convivem para entreter. O circuito museológico reúne preciosidades sobre história natural; o cinema exibe filmes recentes; uma oca em tamanho natural transporta o visitante ao modo de vida indígena; até uma réplica de uma botica (a antiga farmácia) pode ser vista de perto; além de centenas de antigüidades - do telégrafo aos primeiros telefones móveis.

O dia ainda pode terminar em festa na danceteria ou no autêntico salão country, com espaço para música ao vivo. A variedade é tamanha que um dia não basta para conhecer e desfrutar tudo.

"O visitante não irá apenas se divertir, vai adquirir cultura também. Mantemos o diálogo com as escolas e montamos projetos a cada período para acompanhar o que os alunos estão aprendendo em sala de aula", diz a administradora Ana Paula Tortorello Ribeiro.

Em abril, por exemplo, por ocasião do Dia do Índio, uma família indígena foi trazida para dar apoio ao programa educacional. Este mês os monitores trabalham com o tema olimpíada. Além de aprender um pouco mais sobre as modalidades, os visitantes se deparam com elementos que remetem à China, como a réplica de um templo.

Para se ter uma idéia da exuberância da fauna do espaço, é possível organizar expedições de observação a pássaros ou a animais noturnos. Há, por exemplo, uma verdadeira tribo de sagüis que habita o local, com cerca de 50 indivíduos.

No total, o Hotel Estância Santa Luzia abriga o Museu Fluir (sobre a água), o Centro Cultural de Transporte e Comunicação, o Centro Cultural Brasil e o Centro Indígena.

O conhecimento vem acompanhado de lazer para todas as idades. No local, há tudo o que se espera de um grande complexo - piscinas, quadras, salões de jogos e cinco restaurantes.

Se a opção for simplesmente relaxar há desde saunas a um belo redário cercado de muito verde e belos lagos.

Hoje, além de hospedagem e de day camp para grupos (o grande público são o infantil e o da melhor idade), o espaço recebe confraternizações de empresas, principalmente nos últimos meses do ano. Adquirindo um passaporte, é possível passar o dia no Estância Santa Luzia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;