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Poupatempo atinge média de 372 mil atendimentos mensais

Denis Maciel/DGABC  Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Há 16 anos no Grande ABC, marca do governo estadual consolida prestação de serviço na região com quatro unidades


Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC

12/08/2017 | 07:00


Criado para desburocratizar a prestação de serviços públicos no Estado de São Paulo, o Poupatempo atingiu no mês passado a marca de 372,8 mil atendimentos nas quatro unidades instaladas no Grande ABC – Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá –, consolidando o prestígio da marca, presente no Grande ABC há 16 anos.

Segundo levantamento realizado pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), a região – que desde 2014 ganhou três unidades do Poupatempo – possui atualmente média de 14 mil atendimentos por dia.

Praticamente metade das assistências prestadas está concentrada na unidade de São Bernardo, primeira a ser inaugurada no Grande ABC (e oitava no Estado), em 2001. A média de atendimento do posto é de 161,5 mil por mês.

Segundo o órgão estadual, o alto número de atendimentos se deve à quantidade maior de serviços prestados na unidade que, em muitos casos, não estão disponíveis nos demais postos da região, como, por exemplo, atendimentos da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

Além disso, a unidade segue atraindo número considerável de moradores de outros municípios. Em dezembro do ano passado, por exemplo, o total de CNHs (Carteiras Nacionais de Habilitação) emitidas no período foi de 9.565, das quais 2.891 (30%) foram de cidadãos que não residem na cidade.

O posto de Santo André, que neste ano completou dois anos, apresenta a segunda maior média mensal de atendimentos. Ao todo são 77,2 mil. Para o administrador da unidade, André Prudente de Moraes, tal resultado demostra a consolidação da marca. “O Poupatempo concentra um leque enorme de assistência. É cada vez mais comum cidadãos que têm mais de dois atendimentos agendados para o mesmo dia, justamente pelo fato de o posto concentrar atividades do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), assim como serviços de RG e inúmeros outros”, avalia. Atualmente, a unidade possui índice de 98% de aprovação por parte de seus usuários. Os postos de Diadema e de Mauá aparecem na sequência, com média de 68,2 mil e 64,1 mil atendimentos, respectivamente, conforme dados da Prodesp.

Para usuários, a junção de diversos serviço em um único equipamento é a principal vantagem do Poupatempo. “É tudo muito rápido. Ao mesmo tempo que consegui meu seguro-desemprego, resolvi questões da alteração do meu CPF”, declara a operadora de telemarketing Kelly Thais Pereira, 28 anos. A estudante Nicole Silva, 22, também elogia o serviço. “Você agenda e é atendido no horário.”

No início deste ano, conforme apuração da equipe de reportagem do Diário, chegou a ser cogitada a instalação de um quinto posto de atendimento do Poupatempo na região. A unidade ficaria localizada em São Caetano, onde substituiria o atual serviço prestado pelo Atende Fácil.

A negociação, no entanto, foi negada pelo prefeito José Auricchio Júnior (PSDB). A informação também foi refutada pela Prodesp, em nota.



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Poupatempo atinge média de 372 mil atendimentos mensais

Há 16 anos no Grande ABC, marca do governo estadual consolida prestação de serviço na região com quatro unidades

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC

12/08/2017 | 07:00


Criado para desburocratizar a prestação de serviços públicos no Estado de São Paulo, o Poupatempo atingiu no mês passado a marca de 372,8 mil atendimentos nas quatro unidades instaladas no Grande ABC – Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá –, consolidando o prestígio da marca, presente no Grande ABC há 16 anos.

Segundo levantamento realizado pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), a região – que desde 2014 ganhou três unidades do Poupatempo – possui atualmente média de 14 mil atendimentos por dia.

Praticamente metade das assistências prestadas está concentrada na unidade de São Bernardo, primeira a ser inaugurada no Grande ABC (e oitava no Estado), em 2001. A média de atendimento do posto é de 161,5 mil por mês.

Segundo o órgão estadual, o alto número de atendimentos se deve à quantidade maior de serviços prestados na unidade que, em muitos casos, não estão disponíveis nos demais postos da região, como, por exemplo, atendimentos da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

Além disso, a unidade segue atraindo número considerável de moradores de outros municípios. Em dezembro do ano passado, por exemplo, o total de CNHs (Carteiras Nacionais de Habilitação) emitidas no período foi de 9.565, das quais 2.891 (30%) foram de cidadãos que não residem na cidade.

O posto de Santo André, que neste ano completou dois anos, apresenta a segunda maior média mensal de atendimentos. Ao todo são 77,2 mil. Para o administrador da unidade, André Prudente de Moraes, tal resultado demostra a consolidação da marca. “O Poupatempo concentra um leque enorme de assistência. É cada vez mais comum cidadãos que têm mais de dois atendimentos agendados para o mesmo dia, justamente pelo fato de o posto concentrar atividades do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), assim como serviços de RG e inúmeros outros”, avalia. Atualmente, a unidade possui índice de 98% de aprovação por parte de seus usuários. Os postos de Diadema e de Mauá aparecem na sequência, com média de 68,2 mil e 64,1 mil atendimentos, respectivamente, conforme dados da Prodesp.

Para usuários, a junção de diversos serviço em um único equipamento é a principal vantagem do Poupatempo. “É tudo muito rápido. Ao mesmo tempo que consegui meu seguro-desemprego, resolvi questões da alteração do meu CPF”, declara a operadora de telemarketing Kelly Thais Pereira, 28 anos. A estudante Nicole Silva, 22, também elogia o serviço. “Você agenda e é atendido no horário.”

No início deste ano, conforme apuração da equipe de reportagem do Diário, chegou a ser cogitada a instalação de um quinto posto de atendimento do Poupatempo na região. A unidade ficaria localizada em São Caetano, onde substituiria o atual serviço prestado pelo Atende Fácil.

A negociação, no entanto, foi negada pelo prefeito José Auricchio Júnior (PSDB). A informação também foi refutada pela Prodesp, em nota.

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