Automóveis Titulo Dicas de condução
Dicas de condução

Calibragem de pneus e manutenção em dia
garantem sucesso na hora de realizar viagem de caminhão

Do Diário do Grande ABC
21/07/2017 | 11:18
Compartilhar notícia


O dia do motorista está chegando. E nada como, além de desempenhar a função, realizar tudo com profissionalismo e longe de perigos. Por isso resolvemos trazer algumas dicas para os profissionais da estrada.

“Prudência, responsabilidade e respeito às leis de trânsito quando se dirige caminhão são fundamentais”, alerta Felipe Zacarias, piloto de testes da Goodyear.

O primeiro passo é fazer a manutenção correta. E é necessário, também, checar direitinho os pneus – seguindo seu desenho e recomendação para cada tipo de aplicação. “Deve-se manter regularidade semanal de calibração de pressão e o alinhamento dos mesmos. Antes de viajar, é fundamental a inspeção visual dos componentes e verificação das pressões utilizadas na sua aplicação, além da profundidade de borracha remanescente”, recomenda ele. “Carecas, nunca!”

Na hora de cair na estrada, atenção redobrada, pois é lá que os imprevistos acontecem. A recomendação aos caminhoneiros é a preparação. Isso inclui, boa noite de sono e muita disposição.

“Além dos buracos e desvios, a chuva e as íngremes subidas são alguns dos fatores mais preocupantes para os caminhoneiros. Com a perda da visibilidade e a diminuição da aderência, a dica é reduzir a velocidade e redobrar a atenção”, recomenda.

Já em condições de subidas, sempre abuse da velocidade constante para evitar patinagem dos pneus, mantendo o veículo na faixa da direita – conforme manda a legislação. Para manter a eficiência do consumo de combustível, mantenha a rotação do motor sempre na faixa verde.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;