Setecidades Titulo Zeladoria
Prefeitura está próxima de atingir meta do projeto Amigos da Praça

Governo quer 50 praças adotadas até fim do ano; número atual é de 40

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
19/07/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 O programa Amigos da Praça, lançado pela atual gestão de Santo André, está próximo de bater a meta traçada neste ano de fazer com que 50 praças fossem adotadas pela população ou por empresas no intuito de ajudar a Prefeitura a preservar estes espaços. Até o fechamento desta edição, 40 áreas (13% do total) já tinham sido apadrinhadas. Segundo o prefeito Paulo Serra (PSDB), a ideia é que este número chegue a 100 até o fim do próximo ano.

O prefeito explica que a meta é ousada, ainda mais em ano de crise econômica. “É indiscutível que isso dificulta e é um momento complicado para esse tipo de parceria. Mas, a nossa gestão tem conseguido recriar a questão da participação dos moradores com orgulho”, afirmou.

Do total, 27 espaços foram adotados pela iniciativa privada, que assume a manutenção do espaço, e 13 por moradores do bairro. Entre elas está a Praça do Cruzeiro, localizada na Vila Curuçá, na qual faz parte do grupo a secretária aposentada Lúcia Helena Ricci, 71 anos. Ela mora nas proximidades do espaço há cinco décadas. “Gosto muito de verde e de plantas. Temos muito carinho pela praça e suas árvores e jardins, até porque eu frequento a paróquia (Nossa Senhora de Fátima, localizada na área)”, explicou.

O espaço foi reformado no início deste ano e, desde então, Lúcia aceitou a proposta feita pela administração. As casas que integram o projeto são identificadas com selo na porta, além dos moradores possuírem contato com a Prefeitura para solicitar serviços de manutenção, caso seja necessário.

A rotina da aposentada passou a incluir a praça. Ela verifica diariamente o estado das flores, árvores e canteiros. Outro morador é responsável por varrer o local todas as manhãs.

Segundo ela, um dos principais problemas são os lixos descartados por alguns frequentadores. Lúcia acredita que houve melhora após o início do programa. “Acho uma pena que as pessoas ainda tenham essa falta de consciência, ainda mais uma praça bonita como a nossa. Para mim, é um privilégio poder cuidar deste espaço. A praça está mais cuidada agora, sem dúvidas.”

Segundo o prefeito, este é o principal intuito do programa. “Ele tem uma característica, que não é somente econômica, com a redução do gasto com a manutenção da cidade. Conceitualmente, a gente conseguiu mudar o envolvimento da sociedade e das pessoas na manutenção dos espaços públicos. Quando moradores do entorno resolvem aderir, não é diminuir o nosso trabalho, e sim se envolver e cuidar, o que evita a deterioração do local. É devolver a cidade para as pessoas”, comentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;