Internacional Titulo
India relata 3,5 milhoes de casos de HIV
Do Diário do Grande ABC
07/08/2000 | 13:27
Compartilhar notícia


A India relatou oficialmente nesta segunda-feira 3,5 milhoes de casos de infecçao pelo vírus HIV, em sua populaçao de mais de 1 bilhao de habitantes, e disse que as Naçoes Unidas e as estimativas globais nao têm base científica e sao muito exageradas.

``Com uma populaçao de 1 bilhao de habitantes, contamos com apenas 3,5 milhoes de infecçoes por HIV no país', disse o ministro da saúde, C.P. Thakur. ``Mesmo representando apenas 0,35% da populaçao, a pressao que isso cria no sistema de saúde pode muito bem ser imaginada'.

Estimativas nao oficiais, inclusive uma divulgada pelo Fundo para o Desenvolvimento das Naçoes Unidas, sugere que o número de indianos infectados pelo vírus é de quase cinco milhoes.

Thakur enfatizou que a verba destinada aos programas de controle à AIDS estao maiores neste ano, chegando a 1,4 bilhao de rúpias (US$ 321 milhoes), e um total de 397 programas de controle à AIDS sendo executados no país.

O Ministro disse que a Organizaçao Nacional para o Controle da AIDS (NACO), órgao estatal criado para controlar a doença, levantou as primeiras estatísticas reais baseadas em pesquisas realizadas em 235 centros médicos pelo país.

``Eu acho que alguns órgaos das Naçoes Unidas começaram a publicar dados diferentes sobre as mortes por HIV na India. Uma vez que a NACO é a única entidade indiana a coletar os dados nacionais sobre a AIDS, baseados em pesquisas locais, eu nao consigo compreender como podem haver estimativas tao diferentes de diferentes agências das Naçoes Unidas'.

``Quero apelar às agências das Naçoes Unidas para que se dêem conta da importância desses relatórios, que sao sobre seres humanos e, conseqüentemente, têm uma fundamental importância demográfica. Informaçoes conflitantes podem afetar a credibilidade do esforço nacional para o controle do HIV/AIDS', disse o Ministro.

A AIDS é um assunto problemático na India, país em que assuntos como homossexualidade e uso de preservativos nao sao amplamente discutidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;