Internacional Titulo
Países latinos assinam acordos com UE sobre isenção de vistos
Da AFP
14/01/2006 | 16:34
Compartilhar notícia


A EU (União Européia) apresentou neste sábado, em Viena, os acordos para isenção de vistos acertados com Brasil, Costa Rica, Nicarágua, Panamá e Venezuela. Esse é o primeiro resultado claro das negociações de reciprocidade de políticas migratórias feitas pelo bloco.

"Esta é a primeira confirmação do sucesso do novo mecanismo. Por exemplo, todos os cidadãos da UE agora podem viajar livremente, sem vistos, por 90 dias para Costa Rica, Nicarágua, Panamá e Venezuela", disse o comissário europeu da Justiça, Franco Frattini.

Quanto ao Brasil, Frattini anunciou um acordo como o acertado com os outros países, embora o novo mecanismo de reciprocidade ainda não tenha sido oficializado.

O mecanismo de reciprocidade visa a que os cidadãos dos 25 estados-membros da UE possam entrar sem visto, por 90 dias, nos países com os quais a União Européia tem a mesma política migratória.

O comissário Frattini destacou que, além dos acordos acertados com Brasil, Costa Rica, Nicarágua, Panamá e Venezuela, as negociações estão muito avançadas com o Uruguai, país com o qual tem detalhes a acertar antes de fechar um compromisso.

No entanto, as negociações mais complicadas (Austrália, Canadá e Estados Unidos) ainda não mostraram "progressos tangíveis", apesar da abertura de um "diálogo animador", segundo a Comissão Européia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;