Fechar
Publicidade

Domingo, 24 de Outubro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Cultura & Lazer

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Comilança nos bastidores


Da TV Press

05/07/2008 | 07:00


No mundo de fantasia das novelas da TV, boa parte das delícias que aparecem nas cenas de festa e café-da-manhã é real. Tramas como Chocolate com Pimenta e Sete Pecados, da Globo, além de Água na Boca, da Band, dedicaram núcleos inteiros ao tema. E, no meio de gravações que duram um dia todo, quitutes e petiscos encantam também os atores, que não raras vezes perdem a compostura quando se deparam com uma mesa farta.

"O mais complicado é quando há cena de festa. Sempre fazemos salgadinhos e docinhos em quantidade maior do que a necessária porque sabemos que eles vão comer antes da cena", conta a assistente de produção de arte de Ciranda de Pedra Ana Helena Saicali.

Mas nem todos podem sucumbir à tentação. A atriz Rosa Marya Colin, por exemplo, que vive Aurora em Ciranda de Pedra, tem de se controlar. "Sou diabética e desde que a novela começou só pude comer um bolinho de chuva", lamenta.

Ela já teve de fazer sacrifício ainda maior. Porque foi a Tia Anastácia na última temporada do Sítio do Pica-Pau Amarelo e não pôde comer uma única broa sequer. "Foi uma tortura", lembra Rosa Marya.

Para alguns, no entanto, integrar o elenco do Sítio foi um deleite gastronômico. E um pesadelo na hora de subir na balança. Foi o caso de Solange Couto, que fez a Cuca na história. "Engordei seis quilos enquanto fiz o Sítio porque era impossível resistir, diz.

Segundo ela, os bolinhos e doces em compota preparados por Tia Anastácia eram muito mais apetitosos do que os famosos pastéis da dona Jura, personagem que Solange interpretou em O Clone. "Os pastéis chegavam às 6h na emissora e só gravávamos no fim do dia. Só eram quentinhos quando tinha convidado na cena. Não comi nenhum", destaca a atriz.

Da mesma novela, no entanto, ela se lembra de um fato engraçado envolvendo cena de festa. "O Raul Gazolla colocou um doce na boca e descobriu que era isopor coberto com gesso. Depois disse para vários figurantes provarem pois estava uma delícia. Foi de rolar de rir", entrega Solange.

Alimentos cenográficos geralmente são usados quando não há movimentação de atores em cena, como em uma vitrine de padaria, ou quando são necessárias quantidades exageradas de determinado produto. Caso de Chocolate com Pimenta, em que cinco quilos de chocolate belga eram comprados de 15 em 15 dias. Geralmente, só o que ficava em primeiro plano na cena era real. Em determinado cenário, cerca de 15 mil unidades de chocolate eram usadas.

"Tanto que passei a novela inteira sem comer chocolate. Mas a atriz Laura Cardoso todo dia pedia um bombom no final das gravações", revela Isabela Sá, que foi produtora de arte da novela.

Mas quem teve problemas com chocolate e em outra novela foi Fernanda Souza. A atriz interpretou a comilona Carola, em O Profeta. Como estava propositadamente gordinha, adorava comer tudo depois de uma gravação. Mas, no início da trama, teve de fazer um sacrifício e enfrentou uma situação constrangedora porque precisava comer chocolates em cena e não gostava. "Eu cuspia o que podia. Até que descobri que era suíço, trazido especialmente para mim. Pedi desculpas à produtora e disse que podia comprar um mais baratinho", recorda Fernanda.

Em Água da Boca, da Band, a chef de cozinha Sinara Diolf prepara de 25 a 40 pratos diariamente para uma gravação. "Fazemos carne de cordeiro, salmão e o elenco come no final dos trabalhos. Em compensação, no início da novela, alguns atores não sabiam nem segurar uma faca", entrega Sinara, também responsável por treiná-los para as cenas.

Nos programas matutinos como o Hoje em Dia, da Record, e o Mais Você, da Globo, tudo o que é preparado por Eduardo Guedes e Ana Maria Braga no ar é real e faz a alegria da equipe de produção. Os pratos ensinados são testados anteriormente e os próprios apresentadores é que dão o aval do que é bom.

"Temos uma degustação uma ou duas vezes na semana geralmente com 10 pratos diferentes. Como tudo mesmo", confirma Ana Maria. Já Eduardo Guedes estende a função aos outros companheiros do programa. "Provamos tudo antes em uma cozinha. Mas eu sou mais guloso do que o Britto Jr. Entre as mulheres, a Ana Hickmann come mais do que a Cris Flores", entrega Eduardo.

Praticamente tudo o que é feito, é consumido. E o que não falta é gente pronta para se alimentar a qualquer hora, conta o chef de cozinha do Mais Você, Márcio Moreira. "Se é algum prato feito em maior quantidade o pessoal faz a festa, ataca, avança."

Além de matar a fome da equipe, as receitas rendem imprevistos. Eduardo Guedes lembra alguns. "Já acabou o gás no meio do processo e chamei o comercial. Também já entramos mais tarde do que o combinado, o pão-de-ló do rocambole endureceu mais do que devia e quebrou todo na hora de enrolar".

Curiosidades - Em Caminhos do Coração, Ítala Nandi adorava as comidas estranhas que saboreava enquanto foi vampira na história. "Era tudo à base de calda de beterraba e gelatina vermelha para simular sangue. Eu e o Gabriel Braga Nunes brigávamos para ver quem ia comer, porque era bom", diz.

O produtor de arte de Os Mutantes Carlos Rangel conta que todos os alimentos que simulam sangue são feitos com corantes comestíveis. "Também abusamos de carpaccio, carne mal passada e rosbifes mais crus", explica.

Isabela Sá foi produtora de arte em O Beijo do Vampiro. Ela conta que a atriz Cláudia Raia estava grávida e tomava muito suco de uva orgânico. "Também usávamos lichia em conserva com groselha para simular suco de olho de algum animal", conta Isabela.

Fernanda Souza diz que há pouco tempo Miguel Falabella estava louco para comer fondant. "Ele escreveu uma cena para Toma Lá, Dá Cá em que os personagens comiam fondant e a gente se acabou", diz.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;