Setecidades Titulo
Mais de meia tonelada de alimentos será almoço para 2 mil carentes
Por Illenia Negrin
Do Diário do Grande ABC
25/12/2005 | 09:04
Compartilhar notícia


 
A família Lemes e outros vizinhos do Parque São Bernardo fazem neste domingo um almoço comunitário para mais de duas mil pessoas, moradores carentes do bairro, localizado na periferia de São Bernardo. Esta é a sexta vez em que a festa coletiva é promovida no dia de Natal, na quadra da Escola Estadual Palmira Gacioto. Durante a semana, doações de alimentos e brinquedos completaram a lista dos itens que ainda estavam em falta na "despensa" do evento.

Desde sábado, Maria do Carmo Lemes, 79 anos, a Dona Cotinha, comanda ao lado do fogão a lenha o preparo do almoço. Para garantir a alegria de um público tão grande, serão necessárias mais de meia tonelada de alimentos. No cardápio, arroz, feijão, frango, macarrão, salada e até sobremesa. Tudo temperado com jeito mineiro, mema origem da família Lemes.

Até a última sexta-feira, a família já havia arrecadado 150 kg de arroz, 40 de feijão e 50 kg de macarrão, sem contar as centenas de brinquedos. Benedito da Silva Lemes, o Ditinho da Congada, um dos oito filhos de Dona Cotinha e Seu Antonio, diz que as doações aumentaram nos últimos três dias. "Muita gente se sensibilizou e nos procurou para ajudar. Graças a Deus, vamos mais uma vez fazer a nossa festa", comemora.

De origem humilde, os Lemes já são conhecidos de longa data no bairro pela atuação na comunidade. Há 20 anos, montaram o grupo folclórico da Congada, espécie de procissão que mistura ritmo e dança africanos. Sem contar a escola de samba Renascente, criada em 1996 e comandada por outros irmãos de Ditinho. Agremiação que em 2006 vai desfilar no grupo de elite do Carnaval de São Bernardo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;