Automóveis Titulo
Empresa faz peças de borracha personalizadas
Maria Paula Santilli
Da Hp Press
11/05/2004 | 20:00
Compartilhar notícia


Mestres na arte de transformar borracha em qualquer tipo de peça automotiva, os empresários Antonio, Manuel e José Roman fizeram de seu dom um negócio no ano de 1964. Desde então, a empresa Irmãos Roman, instalada na avenida Pereira Barreto, em Santo André, tem investido em criatividade para desenvolver peças personalizadas, além da linha de produtos próprios fornecidos para diversas montadoras e mercado de reposição.

Borracha, metal-borracha, silicone ou poliuretano. Não importam os ingredientes, as receitas preparadas pelos 80 funcionários podem resultar tanto em peças para vedação, semelhantes às originais de fábrica, como em produtos inusitados. "Certa vez fizemos uma vedação especial para a hélice de um carro anfíbio para que a água não chegasse ao motor. O projeto foi desenvolvido em neoprene, que previne tanto contra água doce como contra salgada", conta Charles André Mazziero Roman.

Os colecionadores de carros antigos também figuram na lista de clientes da empresa, principalmente porque muitos componentes não são mais encontrados no mercado. "O cliente pode solicitar qualquer tipo de peça de borracha. A partir de um desenho, uma amostra ou especificações, profissionais como um engenheiro mecânico e um químico analisam a viabilidade", explica Charles.

Por conta dos altos custos das peças de reposição, o mercado de carros importados tornou-se outro grande cliente. Na maioria das vezes sai mais barato fazer o molde para produzir apenas uma peça do que comprar no concessionário. A partir do modelo original é desenvolvido um molde em aço para fazer a peça. "Nós analisamos inclusive as condições a que a peça será submetida, como temperatura e pressão, para que seja escolhido o tipo de borracha ideal", diz Charles.

Para que a borracha tenha a resistência necessária, de acordo com a necessidade, podem ser agregados materiais como anti-oxidantes, anti-ozonantes e aceleradores. Para adequar peças a padrões originais também podem ser usados corantes, geralmente vermelho, marrom, verde ou branco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;