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Paço agenda reunião com interessados em PPP da Estação Pirelli

Santo André apresentará projeto que elenca
necessidades técnicas para reabertura da parada

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
07/07/2017 | 07:00
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Celso Luiz/DGABC


A Prefeitura de Santo André promoverá dentro de dez dias o primeiro encontro com empresas interessadas na proposta de PPP (Parceria Público-Privada) para reabertura da Estação Pirelli da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Na reunião convocada pelo prefeito Paulo Serra (PSDB), a administração andreense promete apresentar aos diretores de grupos empresarias instalados no entorno da antiga parada ferroviária, desativada em 2006, o projeto funcional para reabertura do equipamento.

Elaborado por técnicos da CPTM, o documento elenca todas as etapas necessárias para a reforma da estação. Na tentativa de se evitar grandes investimentos na execução da obra, o o projeto apresenta alternativas para reaproveitar boa parte do antigo terminal, antes utilizado por funcionários da Pirelli. A estrutura “enxuta” foi uma solicitação, inclusive, da Prefeitura de Santo André.

“Vamos nos reunir com parceiros ali do entorno para apresentar esse projeto e, a partir daí, a gente começa a desenhar essa parceria público-privada para tirar a Estação Pirelli do papel”, explica o prefeito Paulo Serra. A proposta do chefe do Executivo é dividir o investimento, estimado inicialmente entre R$ 30 milhões a R$ 40 milhões, entre município, Estado e empresas. “Quanto mais parceiros interessados, menor será o custo para a cidade e também para as empresas.”

Dentre os grupos empresariais que a Prefeitura de Santo André deve apresentar a proposta estão a própria fabricante de pneus Pirelli, Brookfield Incorporações, a rede de hipermercados Carrefour e a Tim.

Cogitada há pelo menos quatro anos dentro da administração andreense, a proposta da PPP para reabertura da Estação Pirelli retornou à pauta em março deste ano, durante reunião entre representantes da CPTM e do poder público.

Na ocasião, a gestão do município optou por solicitar à companhia estadual um projeto funcional que se adequasse a atual realidade econômica do País. A medida visava evitar quaisquer negativas do Estado com o valor do projeto, como ocorreu em 2013.

À época, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) chegou a prometer a abertura de mais uma estação na Linha 10 – Turquesa. Inicialmente, quando foi feito o anúncio, a informação dada pelo Estado foi a de que haveria a reabertura da Estação Pirelli. No entanto, após estudos, chegou-se à conclusão de que o procedimento seria inviável por conta do seu valor estimado em R$ 200 milhões. O projeto acabou sendo engavetado. “A ideia, inicialmente, é ter somente o básico. Duas plataformas para atender ao trajeto nos dois sentidos. Dessa forma iremos possibilitar que usuários da Vila Luzita e da Cidade São Jorge, por exemplo, não precisem se deslocar até o Centro”, afirma Paulo Serra.

No entanto, segundo o chefe do Executivo, ainda não é possível dar prazos para efetivar o projeto. “O importante é abrir o diálogo com as empresas, algo que não tinha ocorrido anteriormente”.

HISTÓRICO

Antes mesmo de ser desativada, a Estação Pirelli já era vista dentro da Prefeitura de Santo André como possível fonte de geração de renda e emprego para o município. Em 1997, o então prefeito Celso Daniel (PT), anunciou o projeto Cidade Pirelli.

Nele, o petista previa a transformação da área no entorno da empresa em centro de compras e entretenimento. Blocos comerciais, centro de convenções e cinema. Até mesmo hotel e casa de espetáculos eram previstos. Passados 20 anos, parte dessas ações foi efetivada no governo Aidan Ravin (à época pelo PTB), com exceção da tão sonhada reforma da parada ferroviária.




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