Nacional Titulo
Índice de escolaridade melhora, mas ainda é insatisfatório
Por Do Diário OnLine
08/05/2002 | 11:20
Compartilhar notícia


A população brasileira ainda apresenta baixos níveis de escolaridade, mas os indicadores do Censo 2000 divulgados nesta quarta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam melhora significativa na década de 90.

Segundo a pesquisa, um terço da população (31,4%) com mais de dez anos de idade é considerada analfabeta funcional (não completou a quarta série do ensino fundamental). Na última pesquisa, de 1991, o percentual era de 41,4%, o que representa queda de 24,4% nos últimos dez anos.

Em 2000, cerca de 60% da população de mais de dez anos não havia concluído o ensino fundamental, enquanto em 1991 o número era de 75,1%.

O relatório da pesquisa firma que, mesmo com um quadro considerado 'insatisfatório', houve 'aumento significativos' nos níveis de escolaridade mais elevados. A percentagem de pessoas que completaram 15 anos de estudo, o que indica formação em nível superior, aumentou de 3,6% para 4,1% da população. "A tendência é de que, em médio prazo, aumentará significativamente a escolaridade do país", diz o documento do IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;