Internacional Titulo
Acidente com Boeing pode ter sido causado por erro na decolagem
Do Diário do Grande ABC
01/11/2000 | 10:33
Compartilhar notícia


O Boeing 747 da Singapore Airlines que caiu e se incendiou nesta terça-feira em Taipé após decolar, causando a morte de 79 pessoas e deixando 102 feridos, pode ter-se chocado com material de construçao ao utilizar uma pista fechada por obras, informou nesta quarta um canal de televisao taiwanês.

Especialistas americanos investigam as causas da queda do aviao. Ainda nao se sabe se a causa foi pelo mau tempo. Segundo os passageiros, o boeing bateu em alguma coisa. Um pneu que nao pertencia ao aviao foi encontrado na pista.

As duas caixas pretas já foram recuperadas. A gravaçao das conversaçoes da cabine de pilotagem e dos dados de vôo foram encontradas em bom estado e com seu conteúdo suficientemente claro para abastecer de informaçoes os investigadores, declarou o chefe destes últimos, Chu Kuang-Tsang.

Dos 179 passageiros e tripulantes do vôo SQ006 que fazia a rota de Taipé a Los Angeles (EUA), 78 tiveram morte imediata e uma mulher grávida morreu no hospital em conseqüência dos ferimentos sofridos, informaram as autoridades taiwanesas da aviaçao.

No total, 102 pessoas foram feridas e 58 delas permanecem hospitalizadas, segundo as mesmas fontes. Doze pessoas ainda estao desaparecidas.

O aviao se partiu em três pedaços e se incendiou na pista, depois de ter decolado às 23h18 locais (13h18 de Brasília), enquanto um furacao começava a assolar a ilha de Taiwan.

O canal de televisao taiwanês TVBS questionou se o aparelho nao havia tomado a pista 053, que estava fechada para obras de manutençao e reparos, em lugar da pista correta, a 05L, paralela à bloqueada.

A maior parte dos destroços do aparelho ainda estava na pista 053, que, segundo as imagens da TVBS, tinha sido ocupada por uma pá mecânica e blocos de concreto. A pá media dois metros de altura e, evidentemente, tinha sofrido um impacto na parte dianteira.

A empresa aérea declarou que nao podia comentar essas informaçoes, mas os depoimentos do piloto e dos passageiros que sobreviveram parecem apoiar esta hipótese.

Os passageiros disseram à emissora que tinham sentido que o aviao havia entrado numa pista de superfície irregular.

O piloto, C.K. Foong, um malaio de 48 anos com mais de 11 mil horas de vôo, confirmou que viu algo na pista, mas nao conseguiu identificar o objeto.

Um membro da equipe taiwanesa de investigaçao nao descartou que o aviao tenha entrado em uma pista errada, devido à escuridao e às más condiçoes do tempo.

Apesar do incêndio e da queda do aviao, 44 pessoas saíram milagrosamente ilesas do aviao. Algumas delas nao chegaram a sofrer sequer um arranhao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;