Internacional Titulo Diz Downing Street
Theresa May e Merkel conversam sobre Brexit e terrorismo, informa Downing Street
Por
29/06/2017 | 10:22
Compartilhar notícia
Montagem/Divulgação


A primeira-ministra britânica, Theresa May, e a chanceler alemã, Angela Merkel, conversaram a sós na manhã de hoje, em Berlim, antes do encontro com os demais líderes europeus que participarão da reunião, na semana que vem, do G-20 (Grupo das 20 economias mais ricas do globo). De acordo com Downing Street, endereço oficial do governo britânico, os principais temas entre as duas foram combate ao terrorismo e a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), o chamado Brexit.

"A primeira-ministra disse que o Reino Unido apoiava plenamente a presidência alemã do G-20 e que trabalharia para garantir um progresso significativo na cúpula em áreas-chave, incluindo a luta contra o terrorismo", trouxe o comunicado do porta-voz do governo britânico.

O material divulgado para a imprensa também explica que as duas deram as "boas-vindas" ao início "construtivo" das negociações sobre o Brexit. "Elas concordaram que era importante que os direitos dos cidadãos fossem a primeira questão a ser discutida."

Na semana passada, Theresa May apresentou a proposta britânica geral sobre o tema, que foi aprofundado esta semana e que não agradou a maior parte dos líderes europeus.

As líderes, também de acordo com a nota, concordaram com a necessidade de trabalhar ainda mais em estreita colaboração para combater as ameaças à segurança europeia. Essas ameaças incluiriam a luta contra a interferência externa "desestabilizadora" da Rússia nas regiões vizinhas da Europa, como os Bálcãs Ocidentais. Angela e Theresa também concordaram em relação ao incentivo à rápida implementação dos Acordos de Minsk, na Ucrânia.

Sobre o antiterrorismo, a primeira-ministra afirmou, conforme Downing Street, que a comunidade internacional deve se unir e fazer mais para combater o terrorismo e o extremismo. "É uma ameaça compartilhada que todos enfrentamos."

Sobre comércio, Theresa May afirmou que o Reino Unido é um poderoso defensor do livre comércio, da Organização Mundial do Comércio (OMC) e de uma economia global que "funcione para todos". Ela disse que a comunidade internacional deve reconhecer que algumas pessoas se sentem deixadas para trás pela globalização e que nem todos os países estão jogando pelas regras. "A primeira-ministra encorajou outros líderes a tomarem medidas para melhorar o sistema comercial internacional e também a garantir que todos os nossos cidadãos possam compartilhar os benefícios da economia global."

Em relação às mudanças climáticas, a premiê reiterou que o compromisso do governo britânico com o Acordo de Paris é "tão forte como sempre foi". "Desempenhamos um papel de liderança a nível internacional e estamos cumprindo nossos compromissos para criar um futuro mais seguro e próspero para todos nós", disse, ainda de acordo com a nota.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;