Memória Titulo Memória
Uma represa na Avenida Prestes Maia

A primeira foto que Maria Claudia nos envia é a da represa que havia no espaço hoje cortado pela Avenida Prestes Maia, a que divide os bairros Jardim e Santa Maria

Por Ademir Médici
17/06/2017 | 07:13
Compartilhar notícia


De repente, Maria Claudia Ferreira, de Santo André, entra em contato com Memória e começa a nos presentear com lindas e envolventes fotos da cidade. Uma mais significativa que a outra. São imagens do seu grupo de fotos antigas de Santo André que circulam no Facebook: “Santo André ontem e hoje”.

“Pesquiso muito para resgatar fotos da cidade e também recebo de participantes”, conta Maria Cláudia.

A primeira foto que Maria Claudia nos envia é a da represa que havia no espaço hoje cortado pela Avenida Prestes Maia, a que divide os bairros Jardim e Santa Maria.

A foto chegou ao blog da nossa nova colaboradora por gentileza de Dirce De Paula Bueno da Glória.

HOJE
Osvaldo Rodrigues, dono da imagem, descreve a localização exata da antiga represa e os equipamentos que existem no local neste ano de 2017:
Pelo centro da represa aterrada passam as duas pistas da Avenida Prestes Maia e a galeria do Córrego Beraldo, outrora represado.
À direita, verticalmente, o encontro da Rua das Nogueiras com a Alameda São Caetano.
Numa das laterais da Prestes Maia existem equipamentos como o McDonald’s, agência Bradesco, Rua Iguaçu, 8º Grupamento de Incêndio e o 10º Batalhão da Polícia Militar.

NOTA
A lagoa foi formada pelo represamento das águas do Córrego Beraldo, na década de 1920, para a passagem dos trilhos do famoso bondinho dos Pujol, que interligava os distritos de Santo André e São Caetano.

Imaginem o esforço de engenharia de quase 100 anos atrás. A represa, ou lagoa artificial, ainda existia na década de 1950. Já o bondinho dos Pujol deixou de circular pouco tempo depois da sua inauguração, na virada da mesma década de 1920 para 1930, quando os loteamentos foram adquiridos pela família Simonsen.

Em 17 de junho de...
1917 – A guerra. Do noticiário do Estadão: uma esquadra norte-americana chega à Bahia.
No Rio, é pintado em cores escuras o navio ‘São Paulo’ – cores usadas nos navios em tempo de guerra.
1962 – Municípios do ABC realizam comícios contra a carestia.
1982 – Célia, cantora de São Bernardo, lança um novo LP: Amor.

Diário há 30 anos...
Quarta-feira, 17 de junho de 1987 – ano 30, edição nº 6470
Manchete – Revendas de veículos boicotam o governo
Pressão visava a acabar com o depósito compulsório de 15% sobre os veículos zero-quilômetro.
Visava, também, reduzir o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Com o Plano Cruzado II, o IPI pulou de 27% para 92%, chegando depois a 73%.
Chuvas – São 630 desabrigados em todo o Estado de São Paulo.
Movimento Sindical – Em chapa única – ‘Consciência e Luta’ – Vicente Paulo da Silva é eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema. Base metalúrgica reunia 140 mil trabalhadores.
Utopia – Escritor Roberto Bottacin propõe a criação do Estado da Borda do Campo, com sede em Rio Grande da Serra.

Santos do dia
São Manuel (na foto). Viveu por volta dos anos 340 a 362. Nasceu na cidade de Ctesiphonte, na Pérsia, hoje Irã. Educado pela mãe no cristianismo, foi martirizado em Constantinopla, junto com seus irmãos Ismael e Sabel. Eles tentavam assinar um tratado de paz entre sua pátria e o Império Romano.
Fonte: Manoel Rodrigues de Faria (Lisboa, 1846).
Ismael
Rainério. Ou Raniere de Pisa

Hoje
Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca
Dia do Funcionário Público Aposentado.

Município Paulista
Hoje é o aniversário de São Manuel. Elevado a município em 1885, quando se separa de Botucatu, sendo instalado em 1887.

A cidade mantém o Centro de Pesquisa e História de São Manuel, com fotos raras da primeira década do século passado. Visitem o blog na Internet.

Saudemos o Bar São Manuel, dos Zanutto de São Manuel. O bar foi inaugurado em 1957. Fica na Rua Marechal Deodoro, em São Bernardo, sempre sob a direção dos amigos Zanutto.

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários em 17 de junho:
Em Goiás, Aloândia
Na Paraíba, Bom Sucesso, Lastro, Mataraca e Vista Serrana
Em Minas Gerais, Ervália e Mutum
Na Bahia, Macarani e Maraú
Em Sergipe, São Francisco
No Rio de janeiro, São João da Barra
Fonte: IBGE

Nas ondas do rádio
Rádio ABC AM (1570) – Causas Nobres. Projeto Pequeno Cidadão de Rudge Ramos, em São Bernardo. Entrevista com Adriano Lima, coordenador da instituição. Produção: Luiz Carlos Gimenes; apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.
Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Os festejos juninos – 3º programa da série. Em destaque, o músico e compositor João Pacífico. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h. Os últimos programas Memória estão no site www.radiobandeirantes.am.com.br
Rádio Trianon AM (740); Universal AM de Santos (810) – Quinta Avenida. Orquestra de danças de Kay Kyser; e os cantores Jack Jones e Della Reese. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga. Amanhã, às 9h. Pela internet: sites: www.radiotrianon.com.br , www.quintaavenida.mus.br e grandeabcwebradio.com
Rádio ABC AM (1570) – Portugal Trilha Nova. Mais de meio século no ar (1966-2017). As mais belas canções portuguesas, por intérpretes de Portugal e do Brasil. E mais: notícias, futebol, histórias, memória.
Produção e apresentação: Varela Leal, com Mimi Varela e Idalecio de Souza. Amanhã, do meio-dia às 14h. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;