Economia Titulo
Guia do Diário ganha apoio das empresas da regiao
Carlos Mercuri
Da Redaçao
27/05/2000 | 17:01
Compartilhar notícia


O guia Quem é Quem no Grande ABC, que será lançado em julho pelo Diário, em parceria com a consultoria Austin Asis, vem ganhando cada vez mais apoio dos empresários da regiao. A maioria das empresas que já enviaram seus dados cadastrais e econômico-financeiros considera que a iniciativa possibilitará um maior conhecimento da economia da regiao e a geraçao de novos negócios para quem figurar no guia.

É o caso da Hitomaq Comércio e Assistência Técnica, de Santo André, que revende equipamentos para lava-rápidos, postos de combustíveis, concessionárias de veículos e montadoras. A empresa enviou seus dados por acreditar que, assim, será possível uma injeçao de ânimo na economia da regiao. "Participamos de todo projeto que tenha o objetivo de incrementar o comércio do Grande ABC e esta iniciativa caminha nesse sentido, portanto, nao poderíamos ficar de fora", disse o diretor comercial da empresa, Jairo de Oliveira.

O executivo ressalta que a principal característica do projeto que motivou a participaçao da Hitomaq é seu caráter regional. "O importante é que o guia nao é específico para um setor ou município isolado, mas pensa no Grande ABC como um todo e, pelo seu alcance, pode ajudar a gerar novos negócios e, conseqüentemente, mais empregos na regiao. Achei tao importante o projeto que incentivei outros empresários amigos meus a também mandarem seus dados", afirmou Oliveira.

Visibilidade - A oportunidade de ganhar visibilidade foi o principal motivo que levou a D.R. Promaq Indústria e Comércio, de Sao Bernardo, a querer integrar o guia. A empresa fabrica máquinas especiais e ferramentas, entre outros produtos, e pretende mostrar que teve desempenho positivo. "Investimos bastante na empresa e queremos que o mercado saiba que crescemos, em um momento em que muitos negócios estiveram paralisados ou fecharam", explicou o diretor administrativo da empresa, Domingos Valdereis Zampieri.

Além de se mostrar ao mercado, Zampieri destacou que o guia também dará oportunidade de se conhecer o mercado em que a empresa atua e qual tem sido o desempenho dos empreendimentos vizinhos. "Acredito ainda que a publicaçao pode despertar o interesse comercial e gerar novos negócios, principalmente se for dividido por setores", comentou.

Ineditismo - O ineditismo da publicaçao foi destacado pela Osborn International, fabricante de escovas industriais, de Diadema. "Estava faltando um guia assim na regiao", frisou o diretor Florindo Davanso. "Com a publicaçao, ficaremos conhecendo a maioria das indústrias da regiao e as empresas, ao verem nosso nome lá, saberao que estamos no Grande ABC e participando da economia local. Para nós, que nos transferimos de Sao Paulo, isso é muito importante", acrescentou.

Davanso considera que o guia será uma oportunidade de conquistar novos negócios, uma vez que a empresa fabrica seus produtos por encomenda e, assim, precisa ser vista pelos potenciais clientes. "É bom que nosso nome fique conhecido fora da regiao também, o que já demonstra o quanto é louvável essa iniciativa do Diário", disse.

Conhecimento - O diretor executivo da Metalúrgica Mardel, de Ribeirao Pires, Francisco Marins Palácio, tem um mercado muito dirigido - montadoras e autopeças, por exemplo - e, portanto, a obtençao de novos negócios nao é o principal motivo para integrar o guia. "Mas nao podemos pensar isoladamente. A nossa motivaçao em participar do guia é pela importância de se divulgar o potencial das empresas da regiao, o que elas produzem. Isso porque muitas vezes nao sabemos o que faz a empresa que está ao nosso lado. Esse trabalho criará essa oportunidade", disse.

Simplificaçao - A participaçao no guia ficou mais acessível com a ficha simplificada de informaçoes. A reduçao da quantidade de dados foi decidida para permitir que mais empresas de pequeno porte integrem a publicaçao. Assim, basta à empresa fornecer suas informaçoes cadastrais e a receita líquida dos exercícios de 1999 e 1998 para entrar no guia.

"Essa simplificaçao ajudou bastante. O formulário anterior era muito complexo. Mas, mesmo assim, quisemos participar e pedimos ao escritório de contabilidade que levantasse aqueles dados. Com a ficha reduzida, a participaçao ficou mais fácil", comentou o diretor comercial da Hitomaq, Jairo de Oliveira.

O Quem é Quem no Grande ABC será aperfeiçoado à medida que mais empresas dele participem. O objetivo para as próximas ediçoes é refinar os dados e apresentar análises por segmento e por porte de empresa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;