Automóveis Titulo
Novo, RAV4 adere ao 4x2
Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC
10/11/2010 | 07:03
Compartilhar notícia
Divulgação




Depois da apresentação no Salão do Automóvel de São Paulo, a Toyota lançou oficialmente a terceira geração do utilitário esportivo compacto RAV4. Totalmente remodelado, o SUV também estreia no Brasil a tração 4x2 para tentar abocanhar um pedaço maior do segmento - que deve emplacar perto de 100 mil unidades em 2010.

Com a versão mais acessível, a Toyota busca triplicar as vendas do RAV4 - atualmente com 2.000 unidades comercializadas por ano. Para isso, a montadora ainda terá a versão 4x4 com preço menor e mais itens de série. Assim, a versão 4x4 deve ficar com 30% do mix de vendas.

Até o final do mês, as duas versões estarão nas 133 concessionárias da marca. A 4x2 partirá de R$ 92,5 mil enquanto a 4x4 de R$ 106,8 mil.

Na terceira geração, o RAV4 ganhou maior espaço interno graças ao entreeixo mais alongado. O habitáculo continua sóbrio e funcional, com predomínio do tom cinza. A textura do plástico e o carpete em forração constituem a parte pobre do interior.

O design externo não ousou tanto - as linhas continuam mais próximas do conservadorismo japonês do que o arrojo europeu, como buscam seguir as marcas sul-coreanas em suas SUVs.

O estepe continua na porta traseira, embora a filial brasileira pudesse optar pela versão em que o pneu ficasse alojado sob o porta-malas. Ele continua coberto por uma capa rígida de fibra na cor do veículo.

O RAV4 mantém o foco classe média alta, que usa o carro mais na cidade. Por isso, a decisão de seguir a concorrência e trazer a tração 4x2, já que a maioria deste tipo de consumidor nem utiliza atributos ‘off-road'.

A ideia de rechear a versão 4x4 também vem deste exigente público, que cada vez mais tem opções na concorrência. São competidores diretos: Kia Sportage, Hyundai ix-35 e Tucson, Suzuki Grand Vitara, Honda CRV e Chevrolet Captiva, entre outros.

O RAV4 tração 4x2 traz de série ar-condicionado digital com controle individual, som manuseado no volante, direção elétrica, coluna de direção regulável, banco do motorista ajustável eletronicamente e conectividade para iPod, iPhone e MP3/WMA. No 4x4, a Toyota agregou ainda air bags laterais do tipo cortina e teto solar panorâmico com comando elétrico.

O RAV4, em ambas as configurações, é equipado com motor 2.4 16V VVT-i de 4 cilindros, que gera 170 cv a 6.000 rpm e torque de 22,8 mkgf a 4.000 rpm. A transmissão é automática de 4 velocidades.

No teste programado pela Toyota, entre Guarulhos e Campos do Jordão, o RAV4 mostrou boa resposta na aceleração. O lado negativo foram vibrações internas devido a ondulações no asfalto.

Na versão 4x4, o RAV4 possui tecla no painel que permite ajuste de tração eletronicamente. O sistema distribui 50% do torque em cada eixo, facilitando a transposição de obstáculos em terrenos de baixa aderência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;