Era um setembro como este, dia 12. O ano: 1958...
Era um setembro como este, dia 12. O ano: 1958. O Esporte Clube São Bernardo instalava a iluminação do seu campo de futebol, no Estádio Ítalo Setti, na Rua Marechal Deodoro. Naquele dia foram tiradas as fotos de hoje, dos personagens no gramado do Esporte.As fotos pertencem ao acervo de Dino Guazzelli.
Notas
Depoimento: Dino Guazzelli
1 - Laurindo Bechelli, o Dino, tinha uma loja de calçados, chapéus, cintos e outros artigos da moda, localizada quase em frente ao Cine São Bernardo.
2 - Bem em frente da Casa Bechelli ficava o Bar do Genese, o Ginão Guazzelli.
3 - Reparem na foto a casinha atrás do campo. Era o Restaurante do Orico, apelido de Eurico de Azevedo Marques, que fazia o melhor file à parmegiana que eu já comi.
4 - Mais atrás na foto, estava em construção o prédio (que ainda existe) onde funcionaram estabelecimentos como a Lojas Riachuelo e Caderneta de Poupança Delfim.
5 - Laurindo Bechelli (o Dino) era o patriarca de uma linda família, dos irmãos Márcia Santucci Bechelli, Antonio (Tonin), Ettore e Ana. Moravam na Rua Santa Filomena, em frente ao primeiro Bar do Baptista, que à época era o centro de encontro dos são-bernardenses da gema.
DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 5 de setembro de 1982 - Nº 4999
Paranapiacaba - Velhos moradores defendem preservação da vila ferroviária. Claudia Muller entrevista Emilia Maria Genofre da Silva, neta do escocês Frederic David Mens, que em 1900 fixou residência em Paranapiacaba para trabalhar na abertura dos túneis da Serra do Mar.
Editorial - Orientar o ato de votação é dever cívico
Grande ABC - Industrialização estagnada. Será a vez do comércio? Reportagem de Elianete Simões.
Gente especial - Fátima Murad entrevista Walter Clark: "A Globo acertou e errou; integrar não é massificar".
Ideias/livros - São Bernardo, apenas 263 anos de fundação? Capelas enganaram primeiros cronistas, escreve Wanderley dos Santos; preservar a história é fundamental, diz Fernando Leça; por um instituto de história, defende Octaviano Gaiarsa.
Futebol - Santo André contra tabu de sete anos: recebe hoje, no Estádio Bruno Daniel, o Inter de Limeira.
EM 6 DE SETEMBRO DE...
1897 - Di Cavalcanti nasce no Rio de Janeiro: pintor, ilustrador, caricaturista, gravador, muralista, desenhista, jornalista, escritor e cenógrafo
1957 - Os murais Guerra e Paz, do artista brasileiro Cândido Portinari, são inaugurados na sede da ONU, em Nova York; por pertencer ao Partido Comunista, Portinari foi impedido de entrar no país e não participou da inauguração da sua obra.
1972 - Urna com os restos mortais de Dom Pedro I é colocada na cripta do Monumento do Ipiranga, como parte das comemorações do Sesquicentenário da Independência.
1977 - Prefeito Lincoln Grillo recebe, oficialmente, o Parque Duque de Caxias, depois das reformas. Trata-se da antiga Chácara da GE, hoje Parque Celso Daniel.
MUNICÍPIOS PAULISTAS
- Boituva, elevado a município em 6 de setembro de 1937, quando se separa de Porto Feliz. O nome significa ‘muita cobra' (mbóia = cobra; tyba = muita).
- Ribeirão Branco, elevado a município em 6 de setembro de 1892, quando se separa de Itapeva; extinto como município em 1934, reconquista a autonomia em 1944, a exemplo e na mesma data que São Bernardo.
CAPITAL BRASILEIRA
Hoje é o aniversário de Macapá, capital do Amapá.
Trabalhadores (*)
388 - Ernesto Carminato, 39. Natural de Casa Branca. Residia à Rua Major Carlo Del Prete. Operário.
389 - José Pinto de Aguiar, 57. Natural de Mogi das Cruzes. Residia à Rua Major Carlo Del Prete. Mestre.
390 - Cezario Nomesso, 43. Natural de Campinas. Residia à Rua Bedia, 161.
(*) Trabalhavam na indústria Dal'Mas, de São Caetano
Fonte - 2º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC. Ano: 1957. Presidente: Trajano José das Neves.
HOJE
Dia do Alfaiate, Dia do Barbeiro e Dia do Cabeleireiro.
Hoje também é o Dia do Hino Nacional Brasileiro (Joaquim Osório Duque Estrada, autor da letra, e Francisco Manuel da Silva, autor da música).
O Hino Nacional foi oficializado em 1922, por decreto do presidente Epitácio Pessoa e na véspera do centenário da Independência.
SANTOS DO DIA
Beltrão, Eleutério, Fasto, Ledo, Mansueto, Umberto e Zacarias.
Fonte - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Editora Vozes, 2012.
Na foto, um tocheiro do século 19, em madeira dourada e metal. Peça forma um conjunto de seis tocheiros, procedentes de igreja da região Norte de Portugal.
Fontes - Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.
FALECIMENTOS
SANTO ANDRÉ
Walter Menelau, 71. Natural de Casa Branca (PR). Dia 4, em São Bernardo. Cemitério Curuçá.
SÃO BERNARDO
João Pacheco dos Santos, 103. Natural de Poções (BA). Dia 4. Cemitério dos Casa.
Odete S. Barreiros Faconti, 88. Natural de Santos (SP). Dia 4. Cemitério Memória, de Santos.
Daniel Kaskanlan, 90. Natural de Iran, República Popular da China. Dia 4. Cemitério dos Casa.
Benedicto Vigare Vento, 76. Natural de Cabrália Paulista (SP). Dia 4. Jardim da Colina.
SÃO CAETANO
Maria de Lourdes Pereira da Silva, 92. Natural de Itapira (SP). Dia 24. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.
João Jacuci, 85. Natural de Ribeirão Preto (SP). Dia 1º. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.
Grimaldo Esteves Lopes, 82. Natural de Pindorama (SP). Dia 19.
José Pereira de Santiago, 75. Natural de Pedro do Anta (MG). Dia 20. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.
Maria Helena Pereira Gisbert, 67. Natural de São Paulo (SP). Dia 25. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.
Juraci Moura, 62. Natural de Palmares Paulista (SP). Dia 28. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.
Marli Aparecida Nogueira, 55. Natural de São Caetano. Dia 19. Cemitério das Lágrimas.Eder da Silva Galdino, 51. Natural de São Caetano. Dia 24. Cemitério das Lágrimas.
MAUÁ
Astor Nunes da Silva, 74. Natural de Açucena (MG). Dia 4, em São Bernardo. Vale dos Pinheirais.
Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.