Setecidades Titulo
Cachaça vai ganhar selo de qualidade
Isis Mastromano Correia
Especial para o Diário
23/01/2007 | 00:10
Compartilhar notícia


A cachaça, uma das bebidas mais consumidas no Brasil, poderá ter certificado de qualidade. O projeto prevê a colocação de selos do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) e Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) nos rótulos ou borda das tampas das garrafas.

A inspeção tem por objetivo ajudar o consumidor na hora de comprar a mais tradicional das bebidas brasileiras. O Ipem foi creditado pelo Inmetro para fazer a certificação do produto derivado da cana. A regra é verificar aspectos de todas as etapas de produção da cachaça.

De acordo com a diretora de certificação do Ocipem (Organismo Certificador do Ipem-SP), Ana Lúcia Sobreira Martinez, a determinação é importante para atestar a qualidade do produto e diferenciar as opções do mercado.

“Um grupo de auditores, junto a um especialista em cachaça, será responsável por conferir os procedimentos de fabricação do produto. Eles devem analisar as condições de higiene do local, utilização de mão-de-obra infantil, condições dos equipamentos da colheita, a moagem, enfim tudo o que envolve o feitio da bebida”, explica a diretora.

Duas marcas de cachaças mineiras saíram na frente e já estão certificadas. A intenção é que as instruções normativas se estendam a outros tipos de bebidas e também alimentos.
(Supervisão de Adriana Ferraz)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;