Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 3 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Especialistas discutem divergências entre Rússia e Ucrânia


Da AFP

30/12/2005 | 14:05


A Comissão Européia anunciou nesta sexta-feira que convocou para a próxima quarta-feira uma reunião de especialistas da União Européia em Bruxelas para discutir sobre as eventuais conseqüências da divergência entre a Ucrânia e a Rússia em relação à questão do gás.

Segundo o comunicado difundido, a Comissão Européia acompanha de perto as discussões entre a Rússia e a Ucrânia e confia que as duas partes chegarão a um acordo.

Ucrânia e Rússia mantêm um conflito há várias semanas sobre o preço do gás que Moscou vende a Kiev, atualmente por 50 dólares os 1.000 metros cúbicos.

A gigante russa Gazprom deseja quadruplicar os preços, para equiparar os mesmos ao mercado internacional, e pede entre 220 e 230 dólares por 1.000 metros cúbicos.

Kiev considera inaceitável este preço e exige um aumento gradual.

Sem um acordo com a Ucrânia, a Gazprom ameaça cortar o abastecimento a partir de 1º janeiro.

Mas o primeiro-ministro ucraniano, Yuri Ekhanurov, afirmou que o presidente russo Vladimir Putin se opõe à idéia de cortar o fornecimento de gás.

O presidente ucraniano, Viktor Yushchenko, por sua vez, propôs, em um telegrama ao colega russo, o congelamento dos preços do gás russo importado pela Ucrânia até 10 de janeiro, uma idéia que foi imediatamente rejeitada pela Gazprom.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;