Internacional Titulo
Retomados os combates em Guiné Bissau
Por Do Diário do Grande ABC
31/01/1999 | 16:22
Compartilhar notícia


Tiros com armas levem e pesadas voltaram a ser ouvidos esta manha em Guiné Bissau na linha de separaçao entre as forças governamentais e as tropas rebeldes do general Ansuman Mané, informou uma fonte local contactada de Dacar.

Em Lisboa, a agência portuguesa Lusa havia informado anteriormente que às 4h locais (2h de Brasília) foram ouvidos tiros de armas leves e de lança-mísseis e que, após uma trégua entre as 6h30 e as 7h locais (4h30 e 5h de Brasília) foram ouvidos disparos com armas pesadas.

Segundo a Lusa, a rádio da Junta militar rebelde acusou a volta das hostilidades às forças senegalesas - que apóiam o governo guineano - sediadas em Bissaque, próxima à capital. A rádio pediu aos comandantes militares de todas as guarniçoes do país que ``sigam atentamente a evoluçao da situaçao'.

O porta-voz da Presidência, Cipriano Cassama, desmentiu à Rádio Nacional as declaraçoes dos rebeldes, sem informar as origens do incidente.

Este é o primeiro confronto registrado desde a assinatura do acordo de paz de Abuja, em 1º de novembro entre o presidente Joao Vieira e o general Mané. O acordo prevê um envio de soldados da ECOMOG, força de interposiçao oeste-africana e a formaçao de um governo de unidade nacional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;