Setecidades Titulo Ação
Consórcio conscientiza sobre doação de órgãos e tecidos
Do Diário Online
23/05/2017 | 16:29
Compartilhar notícia


O Consórcio Intermunicipal Grande ABC promove ações de conscientização permanentes para a população e a capacitação técnica dos profissionais de Saúde em relação à coleta dos órgãos.

Nesta terça-feira (22), os secretários de Saúde da região receberam a fundadora do IPES (Instituto Paulista de Educação em Saúde), Wilma de Moraes Carvalho Rosa, que apresentou o projeto para a implantação de uma OPO (Organização de Procura de Órgãos) na região. O pleito foi protocolado junto ao governo estadual, mas a iniciativa não avançou por questões de financiamento.

O secretário de Saúde em São Bernardo, Geraldo Reple Sobrinho, ressaltou que a instalação de uma OPO seria benéfica para a região. No entanto, como a iniciativa extrapola a esfera das secretarias municipais, é necessário verificar também a situação econômica.

“Hoje, o Grande ABC é atendido pelos hospitais São Paulo e Dante Pazzanese nos casos de doação de órgãos. Seria conveniente que as sete cidades fossem autossuficientes nesta questão, mas é preciso analisar também a questão financeira”, afirmou.

Atualmente, todos os municípios da região contam com uma Cidot (Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos), responsáveis pela triagem no processo de doação. O objetivo é estimular os transplantes por meio de ações de conscientização permanente da população e capacitação técnica dos profissionais da área, disse Reple.

O secretário executivo do Consórcio, Fabio Palacio, afirmou que a entidade vai enviar um ofício à Central de Transplantes para verificar a viabilidade operacional e financeira para instalação da OPO. “O Consórcio apoia a causa, mas a implantação depende de recursos financeiros para a sua viabilização. Ao mesmo tempo, queremos incentivar a população do Grande ABC para a doação de órgãos e tecidos”, explica. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;