Economia Titulo Questão de emprego
Elaboração de currículo
Vanessa Aguiar
Gerente de divisão da Robert Half
23/05/2017 | 22:16
Compartilhar notícia


Quais são os principais erros em um currículo?

Um dos principais erros é quando, no campo ‘cargo’, o candidato lista as atividades de sua rotina profissional. O recrutador sabe quais são as atividades exercidas por um gerente comercial, por exemplo. Dessa forma, o mais interessante seria usar o espaço para contar suas contribuições para o desenvolvimento dos clientes, da área de atuação ou da empresa. Outro erro comum está relacionado ao fato de não revisar o documento. Erros de digitação, gramática ou informação tendem a causar impressões ruins.


É importante inserir informações da vida pessoal?

Informações da vida pessoal como hobbies e trabalhos voluntários só são importantes no currículo se, de alguma forma, contribuem para desenvolver habilidades para a vaga em questão. Por exemplo, uma empresa de produtos esportivos vai apreciar contratar profissional que pratique esportes. Também são dispensáveis dados de CPF e RG, além de informações sobre a personalidade, como ser observador, proativo e perfeccionista.


Posso ter mais chances de atrair a atenção do recrutador se o meu currículo estiver formatado com imagens, cores e um layout mais moderno?

Currículos com layouts ousados só são indicados se a vaga em questão for para designer ou outras que exijam criatividade. Nos demais casos, o ideal é optar por modelos tradicionais, em Word, com letra Arial preta, sem fotos, logomarcas ou gráficos. Direcione sua criatividade para inserir no currículo informações que tenham relação com a vaga em questão, identificar palavras-chave pertinentes ao cargo desejado e exemplificar as realizações com fatos e dados. Quanto menos complexo for o currículo, maiores serão as chances de ele ser lido.


Qual o tamanho e formato ideais para um currículo?

O ideal é que ele tenha no máximo duas páginas, com o resumo dos principais resultados que o candidato conquistou ao longo da carreira. Ao invés de agrupar as atividades realizadas em um único parágrafo, prefira dividi-las em tópicos para facilitar a visualização por parte do recrutador.


Tenho mais de 45 anos e não estou conseguindo um emprego. Posso omitir minha idade no currículo?

Nunca é aconselhável mentir ou omitir alguma informação no currículo, principalmente quando o objetivo é tentar obter alguma vantagem diante dos demais candidatos. Caso esteja inseguro com relação à sua idade, tenho duas sugestões: primeira, insira no currículo informações que possam comprovar que seus anos de experiência no mercado foram positivos e podem contribuir para os negócios das companhias onde deseja trabalhar; e em seguida, procure identificar segmentos, funções, empresas ou gestores que valorizem profissionais mais experientes. Esteja também aberto(a) a diferentes oportunidades, como a contratação por projetos especializados, que se encontra em ascensão no Brasil. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;