Economia Titulo
Cozinha: ambiente de convivência
Por Guilherme Yoshida
Do Diário do Grande ABC
07/10/2006 | 17:48
Compartilhar notícia


Quando o assunto é decoração, a cozinha ganhou, com o passar do tempo, mais atenção e opções no mercado. Profissionais da área afirmam que o espaço deixou de ser um ambiente apenas funcional para agregar itens decorativos e maior integração com outros ambientes da casa.

Paralelamente, a arquitetura do cômodo trouxe de volta a cozinha como espaço de reunião familiar e de socialização entre amigos. “Atualmente, a cozinha possibilita ligação com a família. A tendência é, por exemplo, integrá-la com salas de jantar ou estar”, avalia a arquiteta Rosi Chaves, de São Bernardo.

Rosi conta que, hoje em dia, é comum transformar a cozinha em um ambiente de lazer e diversão, já que é freqüente receber amigos no espaço e preparar uma refeição descontraída.

Nesse sentido, a recomendação é explorar linhas retas e armários baixos. “O objetivo é dar um aspecto de leveza ao cômodo”, comenta a arquiteta da região.

Especialistas afirmam que, para tornar a cozinha um ambiente prático e moderno, é fundamental que se faça um planejamento do espaço, desde a distribuição dos armários até a utilização de materiais e acessórios.

As bancadas de trabalho em forma de ilha são boas opções para ressaltar a decoração. Além disso, o fogão, os eletrodomésticos e os acessórios devem ser embutidos com o propósito de aumentar a praticidade.

No que se refere à cor, a branca ainda é a mais usada em cozinhas. Mas combinações são bem-vindas. “A inserção de cores fortes, como a preta, tem sido comumente adotada”, revela a designer de interiores Adriana Fiali, de Santo André.

A profissional conta que acabamentos em vidro e alumínio podem ser utilizados para modernizar o ambiente e acrescenta que o granito é o material ideal para revestir o piso do cômodo.

Se a escolha recair sobre o mármore, o uso de produtos de limpeza pode reduzir sua beleza, já que água sanitária e outros produtos abrem os poros do material e, por isso, resultam em grande acúmulo de sujeira, dificultando sua remoção.

“O granito é fácil de limpar e a sujeira não aparece tanto como nos outros materiais. No porcelanato, a gordura gruda muito. Já o mármore é muito poroso”, diz. Ela também reforça que pastilhas de vidro podem ser usadas tanto no chão quanto nas paredes.

Para a iluminação, a designer de interiores recomenda que as lâmpadas sejam embutidas em tetos de gesso e que sejam distribuídas por todo o ambiente, com foco sobre fogão e pias. “Pode-se colocar uma barra de inox com ganchos para deixar os acessórios suspensos. Isso também confere modernidade”, indica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;