Cultura & Lazer Titulo Cinema
Poderia ser vida real

‘Corra!’, que chega hoje aos cinemas, usa
suspense e ficção científica para falar de racismo

Por Vanessa Soares Oliveira
18/05/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Alguns filmes nascem com intuito de escancarar aquilo que às vezes, na vida real, caiu na normalidade. Claro que a maioria das tramas serve apenas para entretenimento e diversão. Mas, vez ou outra, bons roteiros usam o cinema como ferramenta para abrir os olhos dos espectadores para algo que está aí e precisa ser falado.

Corra!, que chega hoje aos cinemas brasileiros, é desses que usam o suspense e a ficção científica para tratar de racismo. Na região o filme estreia em diversas salas e horários. 

Na trama, Chris, um jovem afro-americano vai passar o fim de semana na casa dos pais da nova namorada rica e branca, com quem está há poucos meses. De início Chris vê o comportamento exageradamente hospitaleiro da família como uma tentativa desajeitada de lidar com o relacionamento inter-racial da filha, mas no decorrer dos dias, uma série de descobertas perturbadoras o levam a uma verdade que ele jamais poderia imaginar.

A princípio o longa-metragem, que marca a estreia de Jordan Peele como diretor, parece um suspense comum. No entanto, com o desenrolar da trama, Corra! vai provocando um certo estranhamento, porque, guardadas as devidas proporções, poderia ser uma história real. Contada sob a perspectiva do protagonista, vivido por Daniel Kaluuya, o suspense é especulativo e envolvente. Algumas tiradas cômicas são usadas de forma bem inteligente, o que alivia a tensão que toma conta da sala conforme o desfecho vai se desenhando. Outro ponto positivo é a maneira original como o longa fala de preconceito.

Com orçamento modesto, de US$ 4,5 milhões, Corra! já faturou cerca de US$ 215 milhões em bilheteria e vem se confirmando como o queridinho da temporada.

Além de Kaluuya, fazem parte do elenco Caleb Landry Jones, Stephen Root, Milton Lil Rel Howery, Betty Gabriel, Marcus Henderson e Lakeith Stanfield. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;